Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chimpanzé derruba drone em zoo; especialistas dizem que ação foi premeditada

O primata de um zoológico na Holanda subiu em uma árvore em busca do melhor lugar para derrubar o equipamento

Um chimpanzé do zoológico da cidade de Arnhem, na Holanda, que derrubou um drone usado para filmar os animais, agiu de forma premeditada, de acordo com especialistas. A filmagem foi capturada pela câmera da aeronave em abril e mostra o animal aguardando a passagem do equipamento, em cima de uma árvore, para alcançá-lo com o pedaço de madeira. O zoológico, que usa a aeronave para monitorar os animais, divulgou o vídeo nas redes sociais.

Leia também:

Chimpanzés também ficam de porre

‘Selfie’ de macaco pode causar disputa na Justiça

Gaivota ‘rouba’ câmera de turista, faz vídeo e tira selfie

Pesquisadores que viram a cena se surpreenderam com a facilidade do chimpanzé em utilizar ferramentas. “O uso do graveto como arma neste contexto foi uma ação excepcional”, afirmou o primatologista ligado ao zoológico, Jan van Hooff, em um comunicado. “Tudo pareceu premeditado, devido à decisão de pegar o graveto e levá-lo para um ponto onde a aeronave pudesse ser alcançada”.

Segundo o jornal americano Washington Post, toda vez que o drone passava pela área do zoológico onde ficam os chimpanzés, os animais observavam o aparelho com atenção. No vídeo, é possível observar que dois chimpanzés – duas fêmeas, segundo o zoo – já estão posicionados na árvore com os gravetos à espera do drone.

Vídeo: Chimpanzé derruba drone usando graveto

(Da redação)