Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez retorna para Caracas após onze dias de ausência

Caracas, 11 mai (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, informou nesta sexta-feira pelo Twitter que ‘com mais otimismo do que nunca’ já está a caminho da Venezuela, após passar onze dias em Cuba, onde realiza tratamento de radioterapia contra um tumor.

‘Já estou no avião, sobre a pista de José Martí. Rumo à Pátria Venezuelana! Com mas otimismo do que nunca! Viveremos e Venceremos!’, foi última mensagem deixada na conta do chefe de estado na rede social (@chavezcandanga).

O vice-presidente executivo da Venezuela, Elías Jaua, afirmou hoje que Chávez ‘não deixou de governar’ apesar do tratamento ‘complexo’ que está realizando em Cuba desde que foi operado de um novo tumor, em 26 de fevereiro, recorrência de um câncer detectado em junho do ano passado.

‘Até num tratamento complexo como o que está realizando, o comandante Chávez não deixou de governar e honrar seu compromisso com o povo da Venezuela’, disse Jaua num ato público.

Chávez partiu em 30 de abril para uma nova viagem a Havana, local que se transformou em seu repouso habitual e onde passou mais tempo do que em seu país desde a operação de fevereiro.

No dia 7 de outubro será realizada as eleições presidenciais na Venezuela, nas quais Chávez, no poder desde 1999, brigará por uma terceira reeleição com Henrique Capriles, o candidato da oposição.

Antes de partir, o presidente venezuelano, que não delegou suas funções de governo durante todo o tratamento, recebeu autorização da Assembleia Nacional para permanecer fora do país o tempo que considerar oportuno.

Há um ano, Chávez começou a apresentar problemas de saúde ao anunciar que uma lesão no joelho o obrigou a adiar uma viagem por vários países da região.

O problema, segundo admitiu o próprio presidente, estava relacionado com o câncer que o obrigou a realizar uma operação em 20 de junho de 2011. EFE