Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez pinta quadro de Kirchner e emociona Cristina

Presidente argentina diz que chorou ao descobrir que venezuelano tem câncer

O caudilho venezuelano Hugo Chávez relembrou o ex-presidente argentino Néstor Kirchner ao apresentar um quadro que ele próprio pintou para homenageá-lo. O gesto emocionou a mulher de Kirchner e atual presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, que agradeceu a “obra de arte”.

Na pintura, Chávez está em segundo plano (apesar de ocupar a maior parte da tela), conversando próximo de Kirchner, que olha para o nada. A obra de Chávez vai decorar a sala de reuniões de seu gabinete, que batizou com o nome de Néstor Kirchner, falecido em 27 de outubro de 2010.

Visivelmente comovida, Cristina agradeceu seu anfitrião por “esse gesto de amor e de carinho” com aquele que foi seu companheiro de vida e pai de seus filhos e destacou a “honra” que isso significa para sua família e seu país. “É quase impossível falar sobre algo que para mim é muito importante e que supera o institucional e que tem a ver com o afetivo, com as emoções, com os sentimentos”, afirmou Cristina, após um encontro com Chávez.

Câncer – A presidente lembrou o dia em que Chávez anunciou, em Havana, no último dia 30 de junho, que havia extraído um tumor e que estava sendo tratado de um câncer. “O dia em que Hugo disse ao mundo o que estava acontecendo, estava com minha filha e começamos a chorar”, relatou com lágrimas nos olhos.

Por fim, Cristina destacou a importância dos acordos assinados entre ambos países durante a reunião bilateral que tiveram antes da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que acontecerá em Caracas na sexta-feira e no sábado.

(Com agência EFE)