Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez chama médico que lhe deu dois anos de vida de ‘mentiroso’

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, criticou nesta quarta-feira o médico que afirmou já tê-lo tratado, e que lhe deu dois anos de vida devido a um câncer. Chávez afirmou que o profissional nunca o viu, e que não o examinou.

“É um grande mentiroso”, criticou o presidente venezuelano, referindo-se ao médico Salvador Navarrete, que declarou este mês ao semanário mexicano “Milenio” que Chávez sofre de sarcoma pélvico, um tipo de câncer cuja expectiva de vida, segundo ele, é de dois anos.

Navarrete afirmou ter feito parte da equipe médica de Chávez em 2002, e que é “cirurgião da família” do presidente, que nunca divulgou o tipo de câncer com o qual foi diagnosticado em junho, do qual afirma ter se curado.

“Ele se apresenta como médico da família, mas não é. Diz que operou minha mãe, mas não a operou. Viola o código de ética, sem nunca ter me visto, sem ter me examinado”, afirmou Chávez, questionando quanto o médico teria ganho para que lhe desse dois anos de vida.

Na última sexta-feira, Navarrete anunciou que “os acontecimentos posteriores” às suas declarações o “obrigaram a deixar o país de forma abrupta”, sem dar detalhes. Ele afirmou que se limitou a fazer “um exercício clínico”, e reiterou sua convicção de que a doença de Chávez é grave.