Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez chama candidato da oposição Capriles de ‘porco’

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chamou nesta quinta-feira de “porco” o recém-eleito candidato presidencial da oposição, Henrique Capriles, seu adversário nas urnas nas eleições de outubro.

“Minha missão” será “tirar a máscara, medíocre, porque por mais que se disfarce, medíocre, tem rabo de porco, tem orelhas de porco, ronca como um porco: é um porco”, disse Chávez sobre Capriles.

“Quanto mais se empenhar em se disfarçar, mais vai se ver comigo. Todos os dias deste mundo, medíocre, não vai poder me evitar, não vai poder evitar o confronto com Chávez, que é o confronto com os patriotas, com a pátria”, acrescentou o presidente, referindo-se ao discurso de unidade e não confrontação apresentado pelo agora candidato da oposição.

Na quarta-feira, Chávez, em sua primeira reação, acusou Capriles – eleito no domingo candidato da oposição em inéditas primárias nas quais obteve mais de 60% dos votos – de encarnar a burguesia e de tentar imitá-lo sem sucesso.

“Ele é progressista, quase socialista, mas não se atreve a ir até lá. Um dia destes vai sair dizendo que é bolivariano também, é o que falta, diga a verdade (…) você é um burguês, defende a burguesia”, reiterou na quinta-feira Chávez, defensor do que denomina o “socialismo bolivariano” e crítico feroz das classes ricas.

Chávez, no poder desde 1999, tentará ser eleito em outubro para um terceiro mandato.