Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chanceler chileno: ‘lamento o ocorrido, Lugo fez muito pela paz’

Santiago do Chile, 22 jun (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno, lamentou na noite desta sexta-feira o ocorrido no Paraguai e assegurou que o destituído presidente Fernando Lugo ‘trilhou um importante caminho para alcançar a paz’.

Desde o Paraguai, onde participa de uma reunião dos representantes dos países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Moreno expressou que o Chile esperará alguns dias para pronunciar-se à destituição de Lugo.

Em declarações à ‘Televisión Nacional’, o chanceler chileno afirmou: ‘estamos à espera’ da revisão dos antecedentes que levaram à destituição do presidente Lugo.

Moreno acrescentou que ‘infelizmente o Congresso, apesar de todas as gestões que fizemos’, persistiu na decisão de remover o presidente.

O chefe da diplomacia chilena ressaltou que ‘claramente isso não cumpriu com os padrões mínimos do devido processo que merece qualquer pessoa’.

Moreno expressou que, ‘por enquanto, o mais importante é fazer as gestões e acompanhar o presidente’.

‘Felicitei pessoalmente Fernando Lugo por sua integridade’, disse.

O Senado paraguaio destituiu Lugo por mau desempenho em suas funções pela morte de 11 camponeses e seis policiais durante a recuperação de uma fazenda ocupada. EFE