Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Caos em aeroportos do Reino Unido ‘vai durar dias’, diz ministro

Falha no controle de tráfego aéreo no início desta semana cancelou pelo menos 790 partidas e 785 chegadas de voos britânicos

Por Da Redação
29 ago 2023, 09h03

O ministro dos Transportes do Reino Unido, Mark Harper, disse nesta terça-feira, 29, que o caos nos aeroportos do país, provocado por uma falha no controle de tráfego aéreo no início desta semana, continuará por “dias”.

Durante uma entrevista, Harper reconheceu que o “problema técnico”, que durou várias horas, impactou milhares de passageiros e duraria “alguns dias”.

“Muitos voos foram cancelados e levará alguns dias para que as pessoas voltem para onde deveriam estar”, disse Harper à emissora britânica BBC.

A notícia chega no momento em que os passageiros com destino ou origem no Reino Unido enfrentam “atrasos significativos” ou cancelamentos de voos depois que o sistema de planejamento de voo dos Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo (SNTA) sofreu uma “falha em toda a rede”.

A falha ocorreu no último dia de um feriado de verão no Reino Unido, o que significa que muitos turistas foram afetados.

Continua após a publicidade

Embora o SNTA tenha confirmado na segunda-feira 28 em comunicado que a falha foi “identificada e corrigida”, pelo menos 790 partidas e 785 chegadas de voos em aeroportos britânicos foram canceladas, segundo a empresa de análise de aviação Cirium.

O viajante Lee Vanstone, que mora no Reino Unido, compartilhou no Twitter uma foto de outros passageiros esperando no aeroporto de Pisa na segunda-feira, depois que seu voo atrasou e, posteriormente, foi cancelado.

“Não há voos há dias”, escreveu ele. “Temos procurado em vários locais. Estamos presos aqui. Encontrei um lugar para dormir esta noite.”

Vários aeroportos e companhias aéreas do Reino Unido emitiram declarações notificando os passageiros sobre possíveis atrasos nesta terça-feira devido ao efeito indireto da falha.

Continua após a publicidade

“Devido aos problemas técnicos de ontem sofridos pelo Controle de Tráfego Aéreo do Reino Unido, pode haver alguma interrupção contínua em algumas rotas, incluindo cancelamentos de voos”, diz um comunicado do aeroporto de Heathrow, em Londres.

O segundo aeroporto mais movimentado do Reino Unido, Gatwick, afirmou na terça-feira que, embora “planeje operar em horário normal”, os passageiros devem “verificar o status de seu voo com a companhia aérea antes de ir ao aeroporto”.

Várias companhias aéreas, incluindo a easyJet e a British Airways, também aconselham passageiros a verificarem o estado do seu voo antes de irem para o aeroporto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.