Clique e assine com até 92% de desconto

Candidato republicano Romney obtém vantagem em Iowa

Por Richard Ellis 22 dez 2011, 17h10

Mitt Romney retomou a vantagem sobre seus adversários em Iowa na corrida pela nomeação republicana, com a aproximação das eleições de 2012 e a menos de duas semanas do começo, neste estado, do processo de designação do candidato que enfrentará Barack Obama.

Segundo uma pesquisa da Rasmussen Report publicada nesta quinta-feira, Mitt Romney levaria vantagem, com 25% das intenções de voto frente ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Newt Gingrich, em um estado-chave no centro dos Estados Unidos.

Em segundo lugar está Ron Paul, com 20%, seguido por Gingrich, com 17%. Os outros quatro candidatos reúnem pelo menos 10%, segundo uma pesquisa realizada dia 19 de dezembro com 750 participantes finais da assembleia partidária (caucus) que será realizada em Iowa dia 3 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de cerca de 4%.

A assembleia partidária ou caucus é uma assembleia eleitoral em que os eleitores de um partido elegem seu candidato, diferente das primárias, que acontece na maior parte dos estados sob a forma de uma votação clássica. A consulta do dia 3 de janeiro, que é considerada importante, inaugurará o processo eleitoral das primárias, que se estenderá por vários meses, para definir o candidato republicano que enfrentará Obama.

Continua após a publicidade
Publicidade