
Toronto (Canadá), 23 jun (EFE).- O Canadá parece aprovar o impeachment de Fernando Lugo e sua substituição por Federico Franco, ao assinalar através de um comunicado que o presidente deposto do Paraguai ‘aceitou a decisão do Senado’ do país.
A secretária de Estado para o continente americano, Diane Ablonczy, disse através de um breve comunicado emitido esta noite que o ‘Canadá observa que Fernando Lugo aceitou a decisão do Senado paraguaio de impugná-lo e que um novo presidente, Federico Franco, tomou posse’.
A declaração de Diane parece ser uma ruptura com as reações produzidas nas últimas horas em outros países do continente americano que rejeitaram a cassação de Lugo ou criticaram pelo menos o procedimento usado.
O Canadá, através de Diane, se limitou a assinalar que ‘solicita a calma no Paraguai e continuará acompanhando os desenvolvimentos de forma próxima’.
Diane acrescentou que ‘a estabilidade e respeito pela democracia que atualmente existe na região foi adquirida de forma trabalhada e deve ser protegida’.
Em 2009, após o golpe de Estado em Honduras contra o presidente Manuel Zelaya, o Canadá também se afastou da posição adotada por outros países do continente americano, incluindo os Estados Unidos, que solicitaram a restituição do presidente constitucional.
Naquela ocasião, o Canadá condenou o golpe de Estado, mas não solicitou a restituição de Zelaya e simplesmente disse que queria ‘uma solução pacífica para a atual crise política’. EFE