Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Campanha de Trump monta duas ‘salas de guerra’ na Casa Branca

Os centros de comando, que coordenarão a campanha republicana na noite de eleição, novamente misturam politicagem e governo

Por Da Redação
3 nov 2020, 21h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Presidente Donald Trump na Casa Branca - 9/5/2020
    Donald Trump repetidamente faz uso de propriedade do governo para fins políticos, como a Convenção Nacional Republicana, realizada no Gramado Sul da Casa Branca - 09/05/2020 (Mandel Ngan/AFP)

    A campanha do presidente Donald Trump montou nesta terça-feira, 3, duas “salas de guerra”, ou centros de comando, no complexo da Casa Branca. Novamente, o republicano faz uso de propriedade do governo para fins políticos, gerando críticas na oposição.

    Publicidade

    No final de agosto, Trump realizou fechou a Convenção Nacional Republicana, em que foi oficializado como candidato do Partido Republicano, no Gramado Sul da Casa Branca. Nos últimos meses da corrida eleitoral, Trump também se apoiou em nomeações políticas e agências governamentais para sustentar sua campanha.

    Publicidade

    Agora, uma sala de guerra foi preparada no edifício Eisenhower, ao lado da Casa Branca, enquanto uma segunda, menor, fica no próprio prédio da Casa Branca, reporta o jornal americano The New York Times.

    Tim Murtaugh, porta-voz da campanha de Trump, disse em comunicado que a sala de guerra “precisava estar bem próxima ao presidente” e que “não há qualquer despesa para os contribuintes americanos”.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Todos os equipamentos, incluindo Wi-Fi e computadores, foram pagos pela campanha e nenhum funcionário da Casa Branca está envolvido”, disse Murtaugh. “O acordo foi aprovado pelo conselho da Casa Branca.”

    Os governos anteriores monitoraram as eleições da Casa Branca, mas a maioria evitou o envolvimento de funcionários da campanha. Quando o ex-presidente George W. Bush concorreu à reeleição em 2004, sua equipe tinha uma instalação na residência da Casa Branca com uma tela para monitorar os dados da apuração, mas os funcionários tiveram que demonstrar que trabalharam um certo número de horas no governo para participar.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.