Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Caminhão de imigrantes colide na Líbia e deixa ao menos 19 mortos

Cerca de 300 pessoas viajavam empilhadas no veículo, que se dirigia para a costa do país

Um caminhão lotado de imigrantes africanos colidiu perto da cidade líbia de Bani Walid nesta quarta-feira, deixando ao menos 19 mortos e quase 80 feridos, disseram autoridades.

O gerente do hospital de Bani Walid, Mohamed al-Mabrouk, disse que o caminhão capotou a cerca de 80 quilômetros da cidade, deixando ao menos 78 pessoas feridas, 8 delas em estado grave.

“Nós não recebemos o motorista (no hospital), e não sabemos o que aconteceu com ele”, disse Mabrouk. “Provavelmente ele sobreviveu, caso contrário teria sido trazido para cá”.

Segundo as autoridades locais, cerca de 300 imigrantes viajavam empilhados no caminhão. Entre as vítimas estão cidadãos da Somália e da Eritreia.

A cidade de Bani Walid, localizada ao sul de Trípoli, é um centro para contrabandistas levarem imigrantes dos vizinhos subsaarianos do sul do país à costa, de onde embarcam para a Itália.

Nos últimos anos, a Líbia tornou-se um importante ponto de trânsito para refugiados e imigrantes que realizam a perigosa jornada para chegar à Europa através do Mar Mediterrâneo. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), por volta de 90% das pessoas que cruzam o Mediterrâneo para a Europa partem da costa líbia.