Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Busca por avião desaparecido poderá levar anos, diz autoridade dos EUA

Foco dos esforços de localização de destroços do voo MH370 vai voltar para área mais ampla do oceano

Por Da Redação 25 abr 2014, 22h45

A procura do avião desaparecido da Malaysia Airlines provavelmente vai se arrastar por anos, disse uma autoridade de defesa dos Estados Unidos nesta sexta-feira, enquanto a busca submarina de quaisquer indícios dos destroços do voo MH370 na costa oeste da Austrália parece ter falhado.

O funcionário, que não quis se identificar porque não está autorizado a comentar sobre o esforço de rastreamento, disse que as duas semanas de varreduras no oceano Índico com um aparelho submersível da Marinha americana não produziu nenhum resultado.

Ele afirmou que a busca pelo avião que desapareceu em 8 de março, com 239 pessoas a bordo, iria agora entrar numa fase de investigação muito mais difícil, já que serão averiguadas áreas mais amplas do oceano, perto do local onde se acredita que o avião tenha caído.

Leia também

Sem achar voo MH370, Malásia estuda nova fase de busca

Foco de buscas por avião da Malásia passa ao leito marinho

“Nós entramos em toda essa pequena área e não encontramos nada. Agora será preciso voltar para a grande área”, disse o funcionário à Reuters. “E agora estamos falando em anos.”

Continua após a publicidade

O submergível Bluefin-21 conclui nesta sexta-feira o que pode ser a última de suas viagens de 16 horas por dia a profundidades de mais de 4,5 quilômetros, com buscas numa área de dez quilômetros quadrados no fundo do mar, cerca de 3.200 quilômetros a noroeste da cidade australiana de Perth.

Funcionários da equipe australiana de busca disseram que apesar de ter completado 95% de sua pesquisa-alvo, o submarino controlado remotamente não conseguiu localizar nenhum sinal do avião.

As autoridades identificaram a área como o local mais possível da queda do avião, depois de detectarem em 4 de abril o que suspeitavam ser um sinal, ou “ping”, de gravador da caixa-preta da aeronave.

Leia mais:

O tamanho da encrenca na busca pelo avião desaparecido

Conheça os equipamentos de busca do avião desaparecido

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade