Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil indicará José Graziano para diretor-geral da FAO

Candidatura acabaria com especulações de que Lula poderia ocupar o cargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, que o Brasil vai indicar José Graziano como candidato ao cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Graziano é atualmente o representante da entidade na América Latina.

O Brasil já havia formalizado sua candidatura ao cargo, mas sem indicar um nome, o que levou a especulações de que o próprio Lula seria candidato ao posto quando deixasse a Presidência da República.

A decisão sobre a indicação de Graziano foi tomada, nesta terça-feira, durante uma reunião de Lula com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Lula e o combate à fome – As especulações sobre o desejo do presidente em ocupar o cargo na FAO se intensificaram por causa do seu interesse manifesto em comandar um órgão internacional, extrapolando os limites do nosso país. O foco da entidade no combate à fome, a batalha já encampada por Lula em diversos momentos em relação ao tema e a localização da sede da organização, em Roma, reforçaram a tese.

O indicado – Atual representante Regional e Subdiretor da FAO, José Graziano foi ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome durante o primeiro mandato do presidente Lula.

(Com agência Estado)