Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bomba de 450 quilos da 2ª Guerra é desativada em Hong Kong

Mais de 4.000 pessoas tiveram que deixar a região enquanto o explosivo era inativado

Os agentes da polícia desativaram nesta quinta-feira uma bomba de 450 quilos da Segunda Guerra Mundial, encontrada em uma área em construção em uma zona urbana de Hong Kong. Mais de 4.000 pessoas tiveram que deixar a região por mais de 15 horas durantes as operações.

A bomba, a segunda encontrada na mesma região em quatro dias, foi descoberta no distrito comercial e financeiro de Wan Chai, na manhã de ontem, por operários que realizavam trabalhos no subsolo.

A descoberta provocou um desdobramento da polícia, que ordenou a retirada das pessoas dos edifícios, o fechamento de lojas, hotéis, colégios e escritórios, assim como interrupção no tráfego, incluindo os serviços de transporte marítimo que conectam a área no porto Victoria.

Nesta quinta, as equipes de desativação de explosivos conseguiram abrir a bomba e queimar a munição, uma tarefa que durou horas, por conta da má condição e a localização complicada do projétil embutido no solo, segundo os especialistas.

O explosivo estava a apenas dez metros de onde, no último sábado, foi achada outra bomba do mesmo modelo, de 450 quilos, e que também provocou uma evacuação da área até que ela foi desativada com sucesso.

Os dois explosivos foram jogados pelo exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

A aparição de explosivos, como bombas ou granadas não detonadas, não é incomum em Hong Kong, já que a cidade foi palco de combates entre o exército japonês, que tomou o território durante quase quatro anos, e as forças aliadas britânicas e americanas entre 1941 e 1945.

Em 2014, a polícia desativou uma bomba de guerra que pesava quase uma tonelada, a maior achada na região até agora.