Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bloco africano se reunirá amanhã para discutir situação no Mali

Dacar, 1 abr (EFE).- O presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, anunciou que a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) realizará nesta segunda-feira uma cúpula regional sobre a situação no Mali, à margem do ato de posse do novo presidente do Senegal, Macky Sall.

‘Estamos preocupados pela situação em Gao e Tombuctu (cidades do Mali) e nos reuniremos amanhã para tomar as medidas necessárias’, declarou Ouattara, citado pela agência de notícias senegalesa ‘APS’.

Ouattara, presidente rotativo da Cedeao, fez o anúncio depois de se reunir hoje com o novo presidente senegalês eleito.

O presidente marfinense chegou a Dacar para assistir ao ato de posse de Macky junto com outros líderes africanos e delegados de Europa, Ásia e América.

‘Poremos todos os meios para frear esta rebelião e para que Mali recupere a integridade de seu território. É um dever regional’, afirmou Ouattara, ressaltando a decisão dos líderes da Cedeao de enviar tropas ao Mali para deter o avanço dos rebeldes que tomaram hoje o controle de Tombuctu.

A Junta Militar que há dez dias depôs o presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, anunciou hoje o retorno à ordem constitucional diante do rápido avanço dos rebeldes independentistas tuaregues, que já controlam grande parte do norte do país.

Em entrevista coletiva oferecida na localidade de Kati, bastião dos golpistas, o capitão Amadou Sanogo anunciou o restabelecimento da Carta Magna e das instituições. EFE