Clique e assine com até 92% de desconto

Bernie Sanders desiste de disputa democrata pela Casa Branca

O senador por Vermont chegou a liderar a corrida, mas acabou ofuscado pelo ex-vice-presidente Joe Biden

Por Da Redação Atualizado em 8 abr 2020, 12h50 - Publicado em 8 abr 2020, 12h32

O pré-candidato democrata à Casa Branca Bernie Sanders, que chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto, anunciou nesta quarta-feira, 8, o fim de sua campanha. O senador por Vermont comunicou sua decisão aos seus assessores de campanha em um telefonema na manhã de hoje, segundo a emissora americana CNN.

Sanders terminou em primeiro lugar nas primárias de New Hampshire e Nevada, e perdeu por poucos votos a disputa em Iowa para o prefeito de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg, que também abandonou a corrida. O senador, contudo, foi ofuscado nas últimas votações pelo ex-vice-presidente Joe Biden.

Com a desistência de Sanders, Biden se torna o candidato óbvio para enfrentar o presidente Donald Trump nas eleições gerais marcadas para novembro deste ano.

  • O senador por Vermont concorreu pela indicação democrata em 2016, contra a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, mas também foi derrotado. Considerado um dos políticos mais progressistas nos Estados Unidos, Sanders popularizou o termo “socialista democrático”.

    Na campanha de 2020, o programa de Sanders para a saúde pública, chamado de “Medicare para Todos”, tornou-se um teste decisivo para os demais candidatos presidenciais democratas da esquerda. A proposta do senador, apresentado na legislatura anterior, visa a cobertura médica universal para todos os cidadãos.

    A medida teve 16 copatrocinadores, incluindo os senadores Elizabeth Warren, de Massachusetts, Jeff Merkley, do Oregon, Kamala Harris, da Califórnia, Kirsten Gillibrand, de Nova York e Cory Booker, de Nova Jersey.

    Muito popular entre os jovens, o senador enfrentou como um de seus principais desafios a ampliação de sua base para além dos millennials e progressistas, atingindo também eleitores mais moderados.

    Continua após a publicidade
    Publicidade