Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Berlusconi garante que não tentará a reeleição em 2013

Premiê também negou a intenção de disputar a presidência nestas eleições

Depois de tantos processos, que vão de corrupção a envolvimento sexual com menores, o premiê italiano Silvio Berlusconi finalmente sucumbiu. Ele garantiu que não concorrerá à reeleição ao final de seu mandato, em 2013, e negou também a intenção de se candidatar à presidência nas próximas eleições.

Durante um jantar com jornalistas, o primeiro-ministro disse ainda que pretende reformar a Constituição italiana e o sistema judiciário antes de deixar o poder. Segundo a rede britânica BBC, Berlusconi adiantou que o possível candidato a presidente será seu chefe de gabinete, Gianni Letta. E contou também que deve passar a liderança de seu partido a seu ministro da Justiça, Angelo Alfano.

Berlusconi deve assumir, no máximo, um cargo simbólico, como conselheiro político. Ele está em seu terceiro mandato como primeiro-ministro da Itália, eleito em 2008 – ocupou o mesmo cargo em 1994 e 2001.

Justiça – Da série de baixarias produzida pelo premiê, o escândalo conhecido como Rubygate finalmente o levou ao banco de réus. Ruby Rubacuori (rouba-corações, em italiano) é o nome artístico da imigrante marroquina Karima El Mahroug, hoje com 19 anos. Ela contou à polícia que quando tinha 17 anos recebeu dinheiro para participar das festinhas ‘bunga bunga’, como eram conhecidas as orgias promovidas por Il Cavalieri.

Em 15 de fevereiro, a Justiça italiana determinou que Berlusconi seja julgado imediatamente. Prostituição não é crime na Itália, mas sexo com menores e abuso de poder, sim.

As lutas de Berlusconi As lutas de Berlusconi

As lutas de Berlusconi (/)