Clique e assine a partir de 8,90/mês

Ban Ki-moon inaugura reunião de cúpula da Rio+20

Por Da Redação - 20 jun 2012, 11h14

Rio de Janeiro, 20 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, inaugurou hoje no Rio de Janeiro a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Ban declarou aberta a cúpula na primeira sessão plenária, realizada no Riocentro, com a presença de dezenas de chefes de Estado e de governo e delegados de países de todo o mundo.

Em seu discurso, Ban afirmou que esta é ‘uma segunda oportunidade’ para dar um impulso ao desenvolvimento sustentável, advertiu que o mundo está correndo ‘contra o relógio’ e convidou a todos a pensarem ‘global e localmente’.

O secretário-geral da ONU felicitou os delegados pelo ‘acordo histórico’ assinado nesta terça-feira pelos negociadores de todo o mundo que hoje será apresentado aos chefes de Estado e de governo presentes no Rio.

Na plenária, a presidente Dilma Rousseff foi designada também presidente da conferência, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, como seu vice-presidente.

Dilma manifestou sua confiança no ‘compromisso’ dos Estados com ‘a complexa e urgente agenda do desenvolvimento sustentável’.

‘Não tenho dúvida que estaremos à altura dos desafios do desenvolvimento sustentável’, disse a presidente em seu discurso.

A cerimônia de abertura protocolar está prevista para as 16h, após o que discursará a presidente Dilma Rousseff e os demais líderes. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade