Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Avião de busca localiza destroços de aeronave que sumiu na Indonésia

Equipes de resgate foram enviadas ao local, na província de Papua, mas a floresta densa e as montanhas podem dificultar os trabalhos; ATR 42-300 caiu com 54 pessoas a bordo

Um avião de busca avistou nesta segunda-feira os destroços da aeronave que desapareceu com 54 pessoas a bordo na Indonésia. Segundo autoridades do país, os restos do avião da companhia local Trigana Air foram localizados perto de uma cachoeira, em uma área remota e montanhosa da província de Papua.

Henry Bambang Soelistyo, chefe da agência de busca e salvamento da Indonésia, disse para a Associated Press que “ainda havia fumaça” saindo dos destroços localizados pelo avião de busca.

Uma equipe de resgate foi enviada por terra para o local onde o avião caiu, nas montanhas de Bintang, mas a floresta densa e os penhascos podem dificultar o acesso dos 150 socorristas aos destroços. A Indonésia ainda não divulgou nenhuma informação sobre possíveis sobreviventes. No domingo, as autoridades do país afirmaram que moradores da região haviam encontrado os destroços da aeronave. Os aldeões também relataram que viram o avião, modelo ATR 42-300, voando baixo antes de bater contra a montanha.

Rota – A aeronave da Trigana Air fazia a rota entre Jayapura, capital da província indonésia de Papua, com destino à região de Oksibil. O avião com 49 passageiros e cinco tripulantes perdeu contato com a torre de controle 34 minutos depois de decolar. Todas as pessoas a bordo eram da Indonésia, segundo a agência de busca e salvamento da Indonésia.

O presidente indonésio Joko Widodo lamentou a queda da aeronave e pediu que todos “rezem juntos” pelas vítimas. Widodo prometeu que as autoridades empreenderiam uma revisão da frota aérea do país, que os especialistas consideram antiquada.

Este é o terceiro grande acidente aéreo envolvendo a Indonésia em menos de um ano. Em dezembro, um avião da AirAsia caiu no Mar de Java matando todas as 192 pessoas a bordo. No mês passado, um avião militar caiu sobre casas na cidade de Medan, em Sumatra, deixando 140 mortos.

(Da redação)