Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Autoridades encontram 123 migrantes presos em trailer no México

Resgatados são de países da América Central e América do Sul, segundo Instituto Nacional de Migração

Por Da Redação
Atualizado em 10 nov 2023, 19h09 - Publicado em 10 nov 2023, 19h01

O Instituto Nacional de Migração (INM) do México informou na quinta-feira, 9, que 123 migrantes da América Central e do Sul, entre eles 34 crianças, foram encontrados trancados em um trailer no dia anterior no estado de San Luis Potosí, região central do país.

As autoridades mexicanas disseram que 40 migrantes são da Guatemala, 35 da Nicarágua, 29 de Honduras, 14 de El Salvador, 4 do Equador e 1 de Cuba.

Eles teriam sido encontrados depois que um morador da cidade de Matehuala, na fronteira com Nuevo León, ouviu os gritos de socorro vindos de um trailer e fez uma denúncia.

“O resgate foi realizado pelo Ministério Público, que forneceu assistência médica e alimentos, e depois entregou os migrantes ao INM, que conseguiu determinar sua origem”, declarou o instituto em comunicado.

Apesar da organização não detalhar como os migrantes ficaram presos no lugar e qual seria o destino deles, esses grupos costumam atravessar o México em busca do sonho de chegar aos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

A polícia de Ciudad Juárez, que faz fronteira com o estado americano do Texas, prendeu ainda na quarta-feira três suspeitos de tráfico humano, dois deles de 16 anos, depois de encontrarem 11 guatemaltecos presos em uma casa, de acordo com informações do estado de Chihuahua.

Um ponto estratégico para ir do centro ao norte do território mexicano, a cidade de Matehuala tem sido palco de sequestros e crimes contra migrantes. Em abril deste ano, mais de 100 pessoas foram resgatadas.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), houve um aumento neste ano de mais de 60% na migração irregular na América Central.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.