Austrália envia navio para tentar resgatar possíveis destroços de avião
Busca pelo avião desaparecido se intensifica no Oceano Índico após novos relatos de objetos boiando que poderiam ser do Boeing 777
Por Da Redação
24 mar 2014, 07h42
Veja.com Veja.com/VEJA.com
Publicidade
Publicidade
1/50 MH370: equipes divulgam novas imagens das áreas de busca (Reprodução/VEJA/VEJA)
2/50 MH370: equipes divulgam novas imagens das áreas de busca (Reprodução/VEJA/VEJA)
3/50 MH370: equipes divulgam novas imagens das áreas de busca (Reprodução/VEJA/VEJA)
4/50 MH370: equipes divulgam novas imagens das áreas de busca (Reprodução/VEJA/VEJA)
5/50 Imagem divulgada nesta sexta-feira (11), mergulhador da Marinha australiana se prepara para começar as buscas pelo voo MH370 no oceano Índico (Abis Chris Beerens/Defesa Austrália/AFP/VEJA/VEJA)
6/50 Mergulhadores trabalham nas buscas pela aeronave desaparecida da Malaysia Airlines (Força de Defesa Australiana/Reuters/VEJA/VEJA)
7/50 Mergulhador trabalha nas buscas pela aeronave desaparecida da Malaysia Airlines (Força de Defesa Australiana/Reuters/VEJA/VEJA)
8/50 Famílias fazem orações durante vigília em praça de Kuala Lumpur, na Malásia, para marcar o aniversário de um mês do desaparecimento do jet MH370, avião da Malaysia Airlines que sumiu no Oceano Índico e até agora não foi encontrado (Vincent Thian/AP/VEJA/VEJA)
9/50 Angus Houston, chefe do grupo que lidera a procura pelo voo 370 da Malaysia Airlines, mostra local onde foram detectados sinais compatíveis com os de caixas-pretas (AFP/VEJA/VEJA)
10/50 Famílias fazem orações durante vigília em praça de Kuala Lumpur, na Malásia, para marcar o aniversário de um mês do desaparecimento do jet MH370, avião da Malaysia Airlines que sumiu no Oceano Índico e até agora não foi encontrado (AFP/VEJA/VEJA)
11/50 Um pedaço de detrito flutua no local onde são realizadas as buscas ao voo desaparecido da Malásia Airlines, ao sul do Oceano Índico (Rob Griffith/Reuters/VEJA/VEJA)
12/50 Objeto avistado por avião da Nova Zelândia no Oceano Índico (Reuters/VEJA/VEJA)
13/50 Mapa divulgado pelo governo da Austrália mostra em destaque, no retângulo amarelo à esquerda, a nova área de buscas pelos destroços do avião da Malaysia Airlines (Reprodução/AMSA/VEJA/VEJA)
14/50 Força Aérea da Austrália sobrevoa o Oceano Índico em busca dos objetos detectados no mar por satélites. Autoridades acreditam que possam ser peças do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último dia 8 (Michael Martina/AP/VEJA/VEJA)
15/50 Satélite detecta 122 objetos no mar que podem ser do avião da Malásia (Reuters/VEJA/VEJA)
16/50 Parentes de passageiros do avião desaparecido da Malaysia Airlines fazem passeata em Pequim em protesto contra governo malaio (Kim Kyung-Hoon/Reuters/VEJA/VEJA)
17/50 Em Pequim, parentes dos passageiros do voo da Malaysia Airlines MH370 após ouvirem a notícia de que o avião caiu no Oceano Índico (AFP/VEJA/VEJA)
18/50 Mensagem enviada aos parentes por SMS: "A Malaysia Airlines lamenta profundamente ter que admitir acima de qualquer dúvida que o voo MH370 se perdeu e nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu. Como vocês ouvirão na próxima hora do primeiro-ministro da Malásia, nós devemos aceitar todas as evidências que sugerem que o avião caiu no sul do oceano Índico" (Twitter/Reprodução/VEJA/VEJA)
19/50 O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anuncia que o avião da Malaysian Airlines caiu no Oceano Índico (Edgar Su/Reuters/VEJA/VEJA)
20/50 Imagem feita por satélite divulgada pelo governo da Austrália mostra possível destroço do voo MH370 da Malaysia Airlines no Oceano Índico (Divulgação/AMSA/VEJA/VEJA)
21/50 Imagem feita por satélite divulgada pelo governo da Austrália mostra possível destroço do voo MH370 da Malaysia Airlines no Oceano Índico (Divulgação/AMSA/VEJA/VEJA)
22/50 Parente de passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (Damir Sagolj/Reuters/VEJA/VEJA)
23/50 Familiares de passageiros do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana, reclamam da falta de informações e do modo como a situação tem sido conduzida (Edgar Su/Reuters/VEJA/VEJA)
24/50 Familiares de passageiros do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana, reclamam da falta de informações e do modo como a situação tem sido conduzida (AP/VEJA/VEJA)
25/50 Homem tira foto de desenhos de aviões em homenagem ao voo desaparecido em mural no aeroporto de Kuala Lumpur na Malásia (Vincent Thian/AP/VEJA/VEJA)
26/50 Militares da Indonésia procuram sinais de Boeing 777 da Malaysia Airlines que desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo, com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar (Chaideer Mahyuddin/AFP/VEJA/VEJA)
27/50 Familiares de passageiros do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana, reclamam da falta de informações e do modo como a situação tem sido conduzida (Andy Wong/AP/VEJA/VEJA)
28/50 Parente de passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (Damir Sagolj/Reuters/VEJA/VEJA)
29/50 Militares da Indonésia procuram sinais de Boeing 777 da Malaysia Airlines que desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo, com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar (Kham/Reuters/VEJA/VEJA)
30/50 Estudantes se reúnem em torno de obra de arte tridimensional, baseada no voo 370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde 8 de março, pintada em Makati (Filipinas) (Romeo Ranoco/Reuters/VEJA/VEJA)
31/50 Imagens de um satélite chinês mostram destroços que podem ser da aeronave que realizava o voo MH370 da Malaysia Airlines (Reprodução/PRC/VEJA/VEJA)
32/50 Imagens de um satélite chinês mostram destroços que podem ser da aeronave que realizava o voo MH370 da Malaysia Airlines (Reprodução/PRC/VEJA/VEJA)
33/50 Artista mascarado se coloca nesta segunda-feira (17) diante de cartaz no aeroporto de Sepang, em Kuala Lumpur (Malásia), com mensagens de apoio e orações aos passageiros desaparecidos a bordo do voo 370 da Malaysia Airlines (Manan Vatsyayana/AFP/VEJA/VEJA)
34/50 Equipes de busca de vários países utilizam aviões para vasculhar os mares entre a Malásia e Vietnã, à procura de vestígios do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo, com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar (AFP/VEJA/VEJA)
35/50 Estudantes chineses acendem velas e rezam pelos passageiros do voo desaparecido da Malaysia Airlines (Stringer/Reuters/VEJA/VEJA)
36/50 Fotos divulgadas pela polícia da Malásia mostram os dois passageiros que embarcaram com passaportes roubados no voo MH370 da Malaysia Airlines (AFP/VEJA/VEJA)
37/50 Parente de passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (Damir Sagolj/Reuters/VEJA/VEJA)
38/50 Equipes de busca de vários países utilizam aviões para vasculhar os mares entre a Malásia e Vietnã, à procura de vestígios do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo, com 239 pessoas a bordo, pouco de pois de decolar (Athit Perawongmetha/Reuters/VEJA/VEJA)
39/50 Familiares de um cidadão indonésio que estava no voo da Malaysia Airlines que desapareceu sobre o Mar do Sul da China, em sua residência em Medan, na Indonésia (Binsar Bakkara/AP/VEJA/VEJA)
40/50 Equipes de resgate da Malásia sobrevoam região onde supostamente desapareceu o avião da Malaysia Airlines transportando 239 passageiros, no Mar da China Meridional (Malaysian Maritime Enforcement/AFP/VEJA/VEJA)
41/50 Mulher chora enquanto fala ao celular em busca de informações de um parente que estava no avião da Malaysia Airlines e desapareceu no Mar da China Meridional, no Aeroporto Internacional de Pequim (Kim Kyung-Hoon/Reuters/VEJA/VEJA)
42/50 Hugh Dunleavy (esq.) e Ignatius Ong representantes da Malaysia Airlines, falam sobre o desaparecimento da aeronave que fazia o voo MH370, de Kuala Lumpur a Pequim durante uma coletiva de imprensa em Pequim, na China (Lintao Zhang/Getty Images/VEJA/VEJA)
43/50 Familiar de passageiros do voo da Malaysia Airlines, que desapareceu no Mar da China Meridional, chora ao telefone no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia (Mohd Rasfan/AFP/VEJA/VEJA)
44/50 Familiares choram no aeroporto de Pequim, após receberem a notícia do desaparecimento do avião Malaysia Airlines que fazia o voo de Kuala Lumpur para a capital chinesa transportando 239 pessoas (Mark Ralston/AFP/VEJA/VEJA)
45/50 Familiares buscam informações após desaparecimento do avião Malaysia Airlines que fazia o voo de Kuala Lumpur a Pequim transportando 239 pessoas (Mohd Rasfan/AFP/VEJA/VEJA)
46/50 Painel de informações no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur na Malásia, exibe uma mensagem "Oremos pelo voo MH370". O avião da Malaysia Airlines que transportava 239 passageiros de Kuala Lumpur para Pequim desapareceu no Mar da China Meridional (Samsul Said/AFP/VEJA/VEJA)
47/50 Familiares choram no aeroporto de Pequim, após receberem a notícia do desaparecimento do avião Malaysia Airlines que fazia o voo de Kuala Lumpur para a capital chinesa transportando 239 pessoas (Manan Vatsyayana/AFP/VEJA/VEJA)
48/50 Mulher chora no aeroporto de Pequim , após receber a notícia do desaparecimento do avião Malaysia Airlines que fazia o voo de Kuala Lumpur para a capital chinesa transportando 239 pessoas (Mark Ralston/AFP/VEJA/VEJA)
49/50 Imagem obtida de um avião da Força Aérea do Vietnã mostra um vazamento de óleo é visto a partir na área de busca por um avião Malaysia Airlines que desapareceu na costa vietnamita durante voo de Kuala Lumpur a Pequim (Trung Hieu/Thanh Nien Newspaper/Reuters/VEJA/VEJA)
50/50(Mohd Rasfan/AFP/AFP/AFP)
Aviões e navios intensificaram a busca pelo voo MH370 da Malaysia Airlines nesta segunda-feira, no Sul do Oceano Índico, após a detecção de vários objetos que poderiam pertencer ao Boeing 777 desaparecido. A Austrália, que coordena as operações na região, confirmou que enviou um navio para tentar recuperar os possíveis destroços do avião, relata a rede BBC. “Continuamos sem ter certeza de que o avião está na região, mas nos prendemos a qualquer informação que chega para limitar um perímetro e concentrar nossos esforços”, disse o vice-primeiro-ministro Warren Truss.
Um avião australiano detectou dois objetos na área de buscas, a cerca de 2.500 quilômetros de Perth, na costa da Austrália. Um dos objetos é circular e cinza e o outro é retangular e laranja, disse o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott. Os objetos podem ser recuperados nas próximas horas, disse o ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, que acompanha as buscas.
A agência estatal chinesa Xinhua anunciou nesta segunda que um avião do país observou “objetos brancos e quadrados” na região que poderiam estar relacionados com o Boeing 777. O voo MH370, que viajava entre Kuala Lumpur e Pequim, desapareceu pouco depois da decolagem em 8 de março com 239 pessoas a bordo. Mais de 150 passageiros eram chineses. No meio do caminho entre a Malásia e o Vietnã, o avião mudou de rumo, para o oeste, em direção contrária a sua rota, e os sistemas de comunicação foram desativados “deliberadamente”, segundo as autoridades malaias. A aeronave teria voado durante várias horas até esgotar o combustível.
Continua após a publicidade
Depois de analisar todos os elementos, as autoridades estabeleceram dois corredores de busca: o primeiro, ao norte da Malásia até a Ásia Central, e o segundo, da Indonésia ao Sul do Índico. Especialistas acreditam neste último corredor, pois consideram que o avião não poderia ter sobrevoado a China ou ex-repúblicas soviéticas sem ter sido detectado por radares militares.
As esperanças de descobrir o paradeiro do avião da Malaysia Airlines aumentaram no domingo, após a localização de objetos no Oceano Índico por um satélite francês. “Ainda é cedo para sermos conclusivos, mas temos agora várias pistas confiáveis, e existe uma esperança crescente de descobrir o que aconteceu com este avião infeliz”, disse no domingo o primeiro-ministro australiano, Tony Abbot.
(Com agência France-Presse)
Continua após a publicidade
Giro VEJA: 23 de maio
A desistência de Doria e a reorganização da terceira via
A notícia da desistência do ex-governador João Doria (PSDB) da corrida presidencial desencadeou um processo de reorganização dentro da chamada terceira via. Os desdobramentos da saída do tucano do páreo e o encontro do ex-presidente Lula com partidos aliados são os temas do Giro VEJA desta segunda.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui.
Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
a partir de R$ 39,90/mês
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.