Clique e assine com 88% de desconto

Atentado em mercado mata oito e deixa 19 feridos no Paquistão

Por Da Redação - 26 jul 2012, 14h53

(Corrige número de mortos e acrescenta detalhes).

Islamabad, 26 jul (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram, entre elas dois menores, e outras 19 ficaram feridas após a explosão nesta quarta-feira de uma bomba em um mercado em uma zona tribal do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.

A explosão ocorreu às 09h15 local (1h15 de Brasília) no mercado de Pashat, na conflituosa região tribal de Bajaur, localizada na fronteira com o Afeganistão.

Alguns meios de comunicação paquistaneses, que citam fontes médicas e policiais, elevam para nove o número de mortos no ataque.

Publicidade

Segundo o canal ‘Express Tv’, o estabelecimento atacado é propriedade de um político local, Shahabudin Khan, que atualmente milita em um partido de oposição e que no passado foi deputado por um partido laico e da etnia pashtun.

De acordo com uma fonte da administração de Bajaur consultada pela Efe, a bomba foi colocada no interior de uma loja do mercado.

Os feridos, vários deles em estado grave, foram transferidos para um hospital local, e as forças de segurança isolaram a área, onde várias lojas ficaram destruídas. Por enquanto, nenhum grupo reivindicou o ataque.

Bajaur é uma das sete demarcações que formam as áreas tribais de administração federal (FATA), um território instável e limítrofe com o Afeganistão, onde membros do talibã e de grupos extremistas, como Al Qaeda, buscam refúgio.

Publicidade

Nesta zona foram registradas várias ofensivas militares contra a insurgência talibã, especialmente uma realizada entre 2008 e 2009, após a qual o exército assegurou ter expulsado os fundamentalistas da região, que já tinha sofrido atentados parecidos ao de hoje. EFE

Publicidade