Os serviços públicos de Dallas, no estado americano do Texas, foram interrompidos nesta quinta-feira, 4, depois que um grupo de hackers sabotou sistemas locais, de acordo com autoridades. Em declarações publicadas na internet, o governo afirmou que os tribunais de justiça foram fechados e só voltam a abrir na sexta-feira, enquanto os sites de serviços de emergência permanecem offline.
Apesar das declarações feitas argumentarem que os serviços de emergência para os residentes não foram afetados, as páginas iniciais da polícia e do corpo de bombeiros não estão disponíveis. Segundo um porta-voz da polícia, o sistema municipal de despacho assistido por computador foi atingido.
Alguns funcionários afirmaram que a causa foi um ransomware, um tipo de ataque no qual os hackers embaralham dados e imobilizam redes até que um pagamento de extorsão seja feito.
+ Programa hacker israelense invadiu sistemas de 10 países, diz Microsoft
De acordo com as autoridades americanas, a gangue responsável pela invasão cibernética se chama Conti, um dos grupos hackers mais perigosos do mundo que mantêm ligações com a inteligência russa. O site de notícias de segurança cibernética Bleeping Computer, que divulgou informações sobre a conexão do grupo com a Rússia, afirmou que os hackers sequestraram as impressoras da cidade de Dallas para imprimir suas notas de resgate.
Em maio de 2022, o governo dos EUA ofereceu uma recompensa de até US$ 15 milhões por informações sobre a Conti, justificando que ela era responsável por centenas de ataques de ransomware.
Diversas empresas, organizações e autoridades americanas já foram prejudicadas por operações de ransomware. Em 2018, autoridades da cidade de Atlanta foram feitas de refém pelos hackers por vários dias. No ano seguinte, Baltimore foi atacada por extorsionários. Ambos os ataques custaram milhões de dólares aos contribuintes.