Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Ataque de Israel a Gaza fere cônsul francês

França condena as consequências da ofensiva

Por Da Redação 15 nov 2011, 16h10

Um ataque aéreo de Israel na Faixa de Gaza feriu na noite de domingo o cônsul da França no território, Majdi Shakoura, sua mulher e a sua filha de 13 anos, anunciou nesta terça-feira o porta-voz do ministro das Relações Exteriores francês, Bernard Velero. Contudo, ele não informou a gravidade dos ferimentos.

“A França condena as consequências do ataque”, disse Velero. “Embora sejamos a favor da segurança de Israel, a França relembra a extrema necessidade de evitar danos a civis”, completou. Segundo ele, os três foram atingidos por estilhaços em sua casa em Gaza, a 200 metros de onde houve o ataque a míssil de Israel. O ataque matou um policial e feriu outros quatro depois que militantes palestino dispararam um foguete contra o sul de Israel.

Diplomacia – O incidente deve desgastar ainda mais as relações diplomáticas entre França e Israel. O presidente francês Nicolas Sarkozy enviou uma mensagem ao premiê israelense Benjamin Netanyahu para reafirmar a amizade, mesmo com o que chamou de “diferentes pontos de vista sobre o Oriente Médio”.

Na semana passada, vazou para imprensa uma gravação em que Sarkozy dizia para o presidente americano Barack Obama na reunião do G20 em Cannes que Netanyahu era um mentiroso. Obama respondeu dizendo que também estava cansado do premiê israelense.

Continua após a publicidade
Publicidade