Clique e assine com até 92% de desconto

Ataque a ônibus deixa 16 mortos no México

Por Da Redação 22 dez 2011, 19h37

Veracruz (México), 22 dez (EFE).- Dezesseis pessoas, incluindo cinco criminosos, morreram nesta quinta-feira no estado mexicano de Veracruz após um ataque armado contra três ônibus de passageiros, informa a procuradoria estadual.

Os três ônibus foram atacados pelo grupo de cinco criminosos perto do estado de Tamaulipas. Os cinco criminosos assassinaram sete passageiros e outras quatro pessoas no município de El Higo, e depois foram mortos pelas forças de segurança.

Após os ataques aos ônibus, membros do Exército, da Secretaria de Marinha e de Segurança Pública estadual iniciaram uma operação para capturar os agressores.

Algumas horas depois, houve um enfrentamento que matou os cinco bandidos. As autoridades confiscaram uma caminhonete blindada, cinco armas longas, 54 carregadores e oito telefones celulares.

Em declarações à emissora de televisão ‘Milenio’, a porta-voz do governo de Veracruz, Gina Domínguez, indicou que as autoridades já reforçaram as medidas de segurança nas estradas do norte do estado para proteger os usuários.

Ela afirmou que foram abertas investigações desses ‘lamentáveis fatos’ para descobrir se os agressores eram da região ou chegaram de algum estado vizinho.

Domínguez assinalou que a segurança aumentou por ocasião das festas e do grande fluxo nas estradas do estado, e que no norte de Veracruz, em particular, ‘as forças federais mantêm operações permanentes com blitze’ para reforçar a vigilância.

O governo mexicano iniciou em outubro a operação ‘Veracruz Seguro’ com o desdobramento de forças federais e o reforço de tarefas de inteligência para garantir a segurança na região, atingida por uma onda de violência.

O estado de Veracruz, no leste do México, é essencial para o crime organizado, pois é área de passagem de milhares de imigrantes que buscam o ‘sonho americano’ nos Estados Unidos, além de um corredor para o tráfico de drogas rumo ao norte. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade