É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Após dominar principal estrada, Israel amplia área de evacuação em Rafah

Em nova ofensiva, tropas israelenses fizeram bombardeios e Forças de Defesa pediram deslocamento de população para o oeste da cidade

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 Maio 2024, 18h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dia depois do avanço de tanques israelenses na principal estrada que divide Rafah e do cerco à metade leste da cidade no sul da Faixa de Gaza, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) ampliaram a área de evacuação na localidade e pediram neste sábado, 11, que os palestinos abandonem a área de Jabalia e seus arredores e se movam para o oeste de Gaza.

    Na noite desta sexta-feira, 10, aviões da Força Aérea bombardearam dois locais apontados como envolvidos em operações de lançamento em Rafah. Segundo nota da IDF, após a ofensiva, foram detectadas explosões secundárias, o que indicaria “a presença de meios de combate no seu interior”.

    Em sua conta no X, antigo Twitter, o porta-voz da IDF para a imprensa árabe Avichay Adraee afirmou que os militares atuariam com “grande força contra as organizações terroristas na região” e solicitou o deslocamento da população palestina.

    “Você está em uma zona de combate perigosa. Todos os que estão nessas áreas expõem-se a si próprios e às suas famílias ao perigo”, escreveu.

    A Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos informou que, desde a última segunda-feira, 150 mil pessoas já fugiram de Rafah e que, com a nova ordem de evacuação, ao menos 300 mil pessoas podem ser afetadas pelos novos deslocamentos. A entidade destacou que a população está “procurando por segurança onde não há nenhuma”.

    Continua após a publicidade

    O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também usou as redes sociais para se manifestar e classificou a ordem de evacuação como “inaceitável”. Além de clamar pelo cessar-fogo, ele relembrou a importância de Rafah como um ponto de passagem para ajuda humanitária em meio à fome que atinge a região.

    Ataques no norte de Gaza

    As Forças de Defesa de Israel informaram que, neste sábado, equipes de combate fizeram ataques na região norte de Gaza e encontraram um arsenal com metralhadoras, coletes e granadas de mão.

    Em nota, disseram que um membro da organização terrorista Jihad Islâmica, que teria participado do ataque de 7 de outubro do Hamas a Israel que culminou na guerra, foi morto.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.