Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após derrota, Zapatero quer escolher nova direção para Partido Socialista

Madri, 21 nov (EFE).- O presidente do Governo espanhol e secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), José Luis Rodríguez Zapatero, propôs nesta segunda-feira a realização de um Congresso federal para escolher uma nova direção do partido após a derrota de ontem nas eleições gerais.

Zapatero disse que o Comitê Federal do PSOE se reunirá no próximo sábado e que ali se decidirá a data do Congresso, que ‘possivelmente será na primeira semana de fevereiro’.

O chefe do Governo falou após se reunir hoje com a direção do Partido Socialista para analisar a derrota no pleito, que terminou com a vitória absoluta do conservador Partido Popular (PP), enquanto o PSOE obteve seu pior resultado da democracia.

‘Acho que os espanhóis sabem que tínhamos todo o vento contra nestas eleições’, disse Zapatero sobre os resultados de domingo e após assinalar que toda a Executiva Federal concordou de maneira unânime que os dados foram ‘ruins’ e ‘negativos’.

‘Os resultados foram obtidos em circunstâncias muito especiais, pela grave crise econômica e as muito preocupantes tensões do mercado financeiro’, acrescentou.

As eleições de ontem garantiram uma maioria absoluta para o conservador PP de Mariano Rajoy, que obteve 186 cadeiras na câmara baixa do Parlamento, frente às 110 para o PSOE. EFE