Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Alemanha prende receptador de diários roubados de John Lennon

Cartas, óculos e outros itens subtraídos em 2006 foram devolvidos a Yoko Ono; material é avaliado em 3,1 milhões de euros

Por Da Redação
Atualizado em 12 nov 2018, 19h04 - Publicado em 12 nov 2018, 18h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Capa da Rolling Stones de janeiro de 1981: encontro com a fotógrafa Annie Leibovitz para fazer a imagem foi a última menção no diário de Lennon antes de seu assassinato, em dezembro de 1980. (//Divulgação)

    Um homem de 59 anos foi indiciado na Alemanha nesta segunda-feira (12) como suspeito de ter vendido os diários e outros pertences do ex-Beatle John Lennon (1940-1980), que foram roubados em 2006 da casa da viúva do músico, Yoko Ono.

    Identificado pela procuradoria somente como Erhan G., o suspeito encarregou uma casa de leilões de Berlim de vender os itens em 2014 e recebeu um pagamento 785.000 euros como adiantamento, disse a procuradoria por meio de comunicado. Erhan foi indiciado por recebimento de bens roubados e conspiração para cometer fraude.

    Os itens roubados incluem cartas, uma gravação de um show dos Beatles e um par de óculos de Lennon, assim como o último diário do músico, escrito até 8 de dezembro de 1980, dia em que o compositor e cantor foi morto a tiros em Nova York.

    O diários contém uma anotação dizendo que, naquela manhã, Lennon e Ono tiveram um compromisso com a fotógrafa Annie Leibovitz. O retrato resultante de Lennon nu e enrolado em Ono na cama do casal ilustrou a capa de janeiro de 1981 da revista Rolling Stone e tornou-se célebre.

    Continua após a publicidade

    “Documentos adicionais, uma ilustração e outro par de óculos de John Lennon foram encontrados no carro do suspeito”, informou a procuradoria.

    A polícia disse suspeitar que os itens foram roubados pelo ex-motorista de Yoko Ono, levados à Turquia e transferidos a Berlim só em 2013 ou 2014. Os objetos foram encontrados pelo administrador de uma casa de leilões falida, que os havia avaliado em 3,1 milhões de euros (13 milhões de reais).

    Os itens foram entregues ao advogado de Yoko Ono no dia 21 de setembro de 2018, disse a procuradoria.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.