Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Al Nahda confirma Moncef Marzuki como novo presidente da Tunísia

Túnis, 21 nov (EFE).- A principal aliança tunisiana, liderada pelo grupo islâmico conservador Al Nahda, anunciou nesta segunda-feira o nome das autoridades que assumirão a presidência do país, do Executivo e da Assembleia Nacional Constituinte.

A Presidência do país será de Moncef Marzuki, o líder do Conselho Pela República (CPR). Já a Assembleia Nacional Constituinte ficará com Mustafá Ben Jaafar, do Fórum Democrático pelo Trabalho e as Liberdades (FDTL-Takatol), e a presidência do Executivo será de responsabilidade de Hamadi Jebali, o secretário-geral da Al Nahda.

Quatro horas depois do previsto, o anúncio, que foi feito um porta-voz do grupo islâmico conservador, chega às vésperas da inauguração das sessões da Assembleia Nacional Constituinte, cuja eleição foi realizada no dia 23 de outubro.

O grupo islâmico conservador obteve 138 das 217 cadeiras da câmara legislativa, quase 63% do total. Com maioria na câmara, o Al Nahda espera não encontrar dificuldades para ratificar na Assembleia o acordo assinado nesta segunda-feira.

Em declarações à Agência Efe, Marzuki disse que a retomada das relações com a Argélia, que se deterioraram no último período do mandato do ex-presidente Zine El Abidine Ben Ali, será uma de suas prioridades.

Markusi também comentou que atenderá as famílias das pessoas que foram mortas durante os protestos populares que terminaram com a queda de Ben Ali, em 14 de janeiro. EFE