Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Abbas e Meshaal acertam realizar eleições gerais em maio de 2012

Cairo, 24 nov (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o líder máximo do Hamas, Khaled Meshaal, acertaram nesta quinta-feira no Cairo a realização de eleições gerais em maio de 2012, informou à Agência Efe o porta-voz do Ministério do Interior da ANP, Ihab Al Gusain.

A declaração foi dada por Gusain após a reunião que Abbas e Meshaal tiveram na capital egípcia para debater a reconciliação palestina.

O porta-voz destacou que ‘há um consenso sobre a necessidade de criar a atmosfera adequada para a realização das eleições em maio e de pôr fim às disputas políticas’.

Gusein acrescentou que os dois líderes também ratificaram o acordo sobre a formação de um governo de união nacional, mas não quiseram tornar pública a divisão de pastas nem a data na qual o Executivo será constituído.

Abbas antecipou ainda que em 20 de dezembro será realizada uma reunião com representantes de todas as facções palestinas, em um local ainda não decidido, e dois dias depois haverá um encontro do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Por sua vez, o porta-voz do Hamas na Faixa de Gaza, Fawzi Barhum, que viajou ao Cairo com seu grupo, disse à Agência Efe que Abbas e Meshaal terão outro encontro no futuro, junto com outras facções, para revisar os assuntos debatidos nesta quinta, mas não especificou se essa reunião será a do dia 20 de dezembro.

Barhum ressaltou que ‘o próximo governo deve ser nacional e refletir todo o povo palestino, e não só o Hamas e o Fatah’.

‘Será um governo com um programa nacional que preserve os direitos do povo palestino até a realização do pleito’, declarou.

O Hamas governa a Faixa de Gaza desde 2007, quando assumiu o controle da região. Já o grupo nacionalista Fatah é responsável pelo Executivo da ANP na Cisjordânia. EFE