Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A Copa do Mundo é na Rússia, mas você conhece os detalhes do país?

Preparamos um raio-x do país sede da Copa de 2018

Por Solly Boussidan e Julia Braun
Atualizado em 15 jun 2018, 15h08 - Publicado em 15 jun 2018, 10h40

Em qual continente fica a Rússia?

Por causa de suas enormes dimensões, o território do país está localizado em dois continentes: parte no leste da Europa e parte no norte da Ásia. Por isso, é muito comum ouvir que ele faz pare da Eurásia. 

Qual o tamanho da Rússia?

A nação possui a maior extensão territorial do mundo – são 17.075.400 km². A Rússia é, portanto, cerca de duas vezes o tamanho do Brasil, que possui 8.514.876 km² e é o quinto maior país do planeta. 

A Rússia é dividida em Estados e Regiões como o Brasil?

A Rússia é dividida em um total de 85 unidades federais, entre as quais são: 21 repúblicas, nove territórios, 48 províncias, cidades federais de Moscou e de São Petersburgo, uma província autônoma (Evréiskaia, Judaica) e nove distritos autônomos.

Quantos fusos horários existem na Rússia?

Ao todo, existem onze fusos horários na Rússia. Assim, quando é meio-dia no exclave de Kaliningrado, encostado na Polônia, na Europa central, já são 11 horas da noite nas cidades do extremo leste.

Qual a menor distância entre a Rússia e os Estados Unidos?

A menor distância entre o território russo continental (em seu extremo leste) e os Estados Unidos é de aproximadamente 88 quilômetros. No entanto, no oceano entre o Alasca e a Rússia, conhecido como Estreito de Bering, existem duas pequenas ilhas chamadas Big Diomede (russa) e Little Diomede (americana). O trecho de água entre as duas tem apenas 4 quilômetros, apesar de uma diferença horária de 21 horas.

Continua após a publicidade

Quanto tempo leva para atravessar a Rússia de ponta a ponta de avião?

O voo doméstico mais longo na Rússia é entre Khabarovsk, localizada a cerca de 30 quilômetros da fronteira com a China, e Sochi. A viagem demora por volta de 9h30 e percorre 6.900 quilômetros — é uma distância equivalente à que separa São Paulo e Orlando, na Flórida; ou São Paulo e Johannesburgo, na África do Sul.

Qual a distância da ferrovia trans-siberiana entre Moscou e Vladivostok?

Conhecida como trans-siberiana, a ferrovia entre Moscou e Vladivostok (rota principal) possui 9.288 quilômetros de extensão, cruza sete fusos horários e sua travessia pode ser feita em até oito dias de viagem.

Quantos países fazem fronteira com a Rússia?

A Rússia faz fronteira com catorze países: Azerbaijão*, Bielorrússia*, China, Estônia*, Finlândia, Georgia*, Cazaquistão*, Coreia do Norte, Letônia*, Lituânia*, Mongólia, Noruega, Polônia e Ucrânia*. Oito desses países (marcados com asterisco), foram também parte da extinta União Soviética.

Qual é a capital da Rússia e quantos habitantes vivem lá?

A capital russa é Moscou. A cidade tem 11,92 milhões de habitantes. Para comparação, Brasília tem 2,48 milhões e a região metropolitana de São Paulo tem por volta de 24 milhões.

Por que o metrô de Moscou é famoso?

Conhecido como “palácio subterrâneo”, o metrô de Moscou é um dos mais famosos do mundo. Algumas estações do centro da cidade são verdadeiras obras de arte, com esculturas, tetos ornamentados, pisos luxuosos, vitrais e lustres maravilhosos. Construído com a ajuda de milhares de trabalhadores e também de voluntários, o metrô da capital foi inaugurado em 1935. A extravagância foi ideia do então líder soviético Josef Stalin.

Continua após a publicidade

Algumas das estações mais belas são as de Mayakovskaya, Komsomolskaya, Prospekt Mira e Novoslobodskaya. Vale a pena a visita.

E o sistema de transporte chama a atenção não só pela beleza, mas também pela eficiência: a média de espera pelos trens é de somente 90 segundos. São 196 estações, doze linhas e mais de 325 quilômetros de percurso.

Qual é a população da Rússia?

A Rússia possui 144,3 milhões de habitantes e é o nono país mais populoso do mundo. O Brasil está atualmente em 5º lugar e possui 207,7 milhões.

Qual o idioma oficial do país?

A língua oficial do país é a russa. É a mais falada das línguas eslavas e a língua materna mais falada na Europa.

O idioma é escrito com uma versão modificada do alfabeto cirílico, composto por 33 caracteres, sendo 21 consoantes, 10 vogais e dois sinais.

Continua após a publicidade

Há minorias que falam outras línguas?

Ao todo, cerca de 100 idiomas são falados pelos 160 grupos étnicos da Rússia. De acordo com o último censo, 142,6 milhões de pessoas falam russo, seguido pelo tártaro com 5,3 milhões e pelo ucraniano, com 1,8 milhões de falantes. O russo é a única língua oficial, mas a Constituição dá às repúblicas o direito de possuírem uma língua nativa co-oficial.

Quais as comidas típicas da Rússia?

Entre os principais pratos da culinária russa estão as sopas, que são servidas quentes ou frias. Um dos tipos mais populares é o borsch, preparado com beterraba e outros vegetais, como repolho, cenoura, pepino e tomate. É servido normalmente com nata e batatas cozidas.

Entre os pratos com carne estão o shashlik, uma espécie de espetinho de carne feito por vezes também com vegetais, e o estrogonofe também muito popular no Brasil, mas que na Rússia é a preparado com smetana, uma espécie de creme azedo.

A salada Olivier, ou salada russa, que se assemelha a salada de maionese brasileira também é típica, assim como o pelmeni, uma massa feita de farinha e ovos com recheio de carne.

Continua após a publicidade

A paskha, um doce de queijo em forma de pirâmide, é tradicional na Rússia e em muitos países do Leste Europeu durante a Páscoa, na tradição da Igreja Ortodoxa. A iguaria é decorada com a cruz ortodoxa e inscrições em cirílico sobre a ressurreição de Cristo.

Qual a principal religião da Rússia?

Há quatro vertentes religiosas dominantes na Rússia: cristianismo, islamismo, budismo e o judaísmo. Porém, a religião mais difundida é o cristianismo da Igreja Ortodoxa, com aproximadamente 100 milhões de fiéis, ou 75% da população. O islamismo aparece em segundo lugar, com entre 9 e 20 milhões de seguidores, ou 5% da população.

Católicos, protestante, judeus e budistas compõem 1% do total, enquanto outras religiões representam 1%. Ao todo, 8% da população se considera ateia ou agnóstica.

Como é a bandeira da Rússia?

A bandeira da Rússia é tricolor e foi adotada oficialmente em 22 de agosto de 1991.

Bandeira da Rússia

Continua após a publicidade

Quantos anos tem a Rússia?

Essa é uma resposta complexa, pois a Rússia atual foi formada em etapas. O ano de 862 d.C. é reconhecido como a chegada dos primeiros russos étnicos ao território, incluindo alguns personagens historicamente ligados à Rússia. Em 1283, foi formado o Grande Ducado de Moscou. A data oficial de formação da Rússia czarista é 16 de janeiro de 1547, enquanto a de formação do Império Russo 22 de outubro de 1721. Com a revolução russa, o país virou uma república em 14 de setembro de 1917 e uma república socialista soviética em 7 de novembro do mesmo ano. A data nacional comemorada atualmente é a que marca a independência do país da extinta União Soviética: 12 de junho de 1990.

Quem é o presidente da Rússia?

O atual presidente da Rússia é Vladimir Putin. Ele está no poder há dezoito anos (parte dos quais como primeiro-ministro) e deve presidir o país pelo menos até 2024.

Qual o maior rio da Rússia?

O Volga é o maior rio da Rússia e da Europa. Com 3.530 km de extensão, ele é o 18º rio mais longo do planeta. Onze das doze maiores cidades da Rússia ficam às margens do Volga, que tem aproximadamente metade da extensão do Rio Amazonas (6.992 km), o maior rio do planeta segundo as medições mais recentes.

Qual a montanha mais alta da Rússia?

O Monte Elbrus, com 5.642 metros de altura é a maior montanha da Rússia e da Europa.

Qual o maior lago da Rússia?

Apesar do nome, o maior lago da Rússia é o Mar Cáspio com uma área de 371.000 km(equivalente às áreas dos estados de Mato Grosso do Sul e Sergipe somados). O Cáspio é um lago de água salgada e que margeia ainda outros quatro países. Ele é também o ponto mais baixo da Rússia, com uma elevação de 28 metros abaixo do nível do mar. O segundo maior lago do país é o Baikal, com 31.500 km2. Apesar de cerca de dez vezes menor que o Cáspio, o lago Baikal é notável por ser o lago mais profundo do planeta (1.632 metros) e por conter cerca de 20% de toda a água doce disponível no planeta.

Que animais são típicos da Rússia?

Devido a seu clima, terreno e vegetação peculiares (veja abaixo), além do extenso território, a Rússia possui uma fauna diversa e bastante específica. Os maiores felinos encontrados no país são o tigre siberiano e o leopardo-de-amur. O maior mamífero terrestre encontrado no país é o urso-pardo. A Rússia também abriga populações de morsas-do-Pacífico, de marmotas-bobak, lêmingues,  putoranas (ovelha-das-neves) e nerpas (espécie de foca encontrada no lago Baikal).

Quais as maiores cidades da Rússia?

As dez maiores cidades da Rússia e suas populações aproximadas são: Moscou* (12,4 milhões de habitantes), São Petersburgo* (5,3 milhões), Novosibirsk (1,6 milhões), Ecaterimburgo* (1,5 milhões), Nizhny Novgorod* (1,3 milhões), Kazan* (1,2 milhões), Chelyabinsk (1,2 milhões), Omsk (1,2 milhões), Samara* (1,2 milhões) e Rostov-on-Don*  (1,1 milhões).

As sete cidades acima marcadas com um asterisco estão entre as 11 cidades-sede da Copa do Mundo de 2018. As demais cidades sede são Kaliningrado, Saransk, Sochi e Volgogrado.

Nunca faz calor na Rússia?

A localização da Rússia faz com que o país tenha apenas duas estações bem definidas na maior parte de seu território: verão e inverno. Apesar de boa parte do território apresentar clima polar bastante frio, a Rússia experimenta ondas de calor durante o verão. A temperatura máxima média em Moscou em julho é 24,3º C, enquanto em fevereiro a média mínima na cidade é de -9,8º C. Os recordes de temperatura no país são bastante extremos: a maior máxima já registrada foi de 45,4º C em julho e a menor mínima foi de -71,2º C em fevereiro.

Que horas o sol se põe durante o verão e o inverno em São Petersburgo?

São Petersburgo é famosa pelo seu “sol da meia noite” no verão. No ponto mais claro da estação o sol nasce por volta das 1h50 da madrugada e se põe por volta da meia-noite. Não chega a ficar completamente escuro na cidade nessa época do ano. Há apenas uma penumbra que dura cerca de duas horas. Já durante o inverno, o sol nasce por volta das 10 horas da manhã e se põe por volta  das 15h50, ou seja, o “dia” dura menos de seis horas.

Há florestas na Rússia? (foto)

A extensão e o clima russos fazem com que o país tenha uma vegetação bastante específica. Há áreas permanentemente cobertas por gelo, uma área intermediária de vegetação baixa e pantanosa conhecida como tundra, seguida por florestas coníferas de taiga, florestas mistas e decíduas, uma zona de estepe e uma região árida. As principais reservas naturais do país são a Reserva do Baikal, a Reserva  do Cáucaso, a Reserva de Kuznétski Alatau, a Reserva do Altaí e a Reserva de Kronótski.

Quanto custa na média um voo entre São Paulo e Moscou?

Não há voos diretos entre o São Paulo e Moscou, com exceção de voos fretados esporádicos. A maioria das rotas entre os dois países é operada por companhias aéreas da Europa com pelo menos uma conexão em alguma cidade do continente. Apesar dos preços estarem elevados no momento por conta da alta do dólar e da Copa do Mundo, é possível encontrar voos de ida e volta em setembro a partir de 4.000 reais com a Latam (conexão em Frankfurt na ida e em Paris na volta), a partir de 4.900 reais pela KLM (conexão em Amsterdã), a partir de 5.200 reais pela Air France (conexão em Paris) e a partir de 7.200 reais pela Lufthansa (com conexão em Frankfurt).

O tempo de viagem, incluindo a conexão, é de  17 a 19 horas. A Air France tem as conexões mais rápidas.

*Preços simulados para saídas e retornos a partir de qualquer aeroporto de São Paulo e qualquer aeroporto de Moscou, em qualquer data de setembro de 2018 e conforme disponibilidade em 15 de junho de 2018.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.