Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

150 militares venezuelanos pediram refúgio na Colômbia em 48 horas

Juan Guaidó prometeu conceder anistia a todos os soldados que se alinharem ao seu governo

Por Da redação
25 fev 2019, 10h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um total de 156 militares deixou o Exército da Venezuela e pediu refúgio na Colômbia desde sábado 23, segundo as autoridades migratórias colombianas. A maior parte dos soldados e policiais ingressou pela fronteira oeste.

    Segundo comunicado divulgado pela Migração Colombiana neste domingo 24, 146 militares fugiram da ditadura de Nicolás Maduro pela fronteira venezuelana com o Estado de Norte de Santander e outros 10 por Táchira.

    Entre os que desertaram há membros da Guarda Nacional, da Armada, da Polícia Nacional Bolivariana e das Forças Especiais (FAES).

    Segundo havia afirmado mais cedo no domingo a vice-presidente colombiana Marta Lucía Ramírez, só em um dia 120 oficiais, suboficiais e soldados das Forças Armadas venezuelanos desertaram na fronteira com a Colômbia.

    Além dos militares que fugiram para o país, três sargentos da Guarda Nacional Bolivariana pediram asilo no Brasil durante o final de semana.

    Continua após a publicidade

    O autoproclamado presidente da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó, já prometeu conceder anistia a todos os militares que se alinharem ao seu governo e não tiverem cometido nenhum crime contra a humanidade.

    Neste domingo, o líder da Assembleia Nacional se reuniu com alguns dos desertores. Em um vídeo postado em sua página no Twitter, reconheceu a “valentia e espírito patriota” dos soldados.

    Continua após a publicidade

    Apesar do fechamento da fronteira, venezuelanos continuam a entrar e sair do Brasil e da Colômbia por rotas chamadas de trincheiras, onde não há policiamento das forças de nenhum dos países.

    Desde sábado, centenas de pessoas ficaram feridas na Venezuela e nas fronteiras do país em meio a intensos confrontos entre as forças de segurança e manifestantes que pressionavam pela entrada da ajuda humanitária.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.