Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wendell Lira se aposenta 6 meses após Puskás – e vira youtuber

Aos 27 anos, autor do gol mais bonito do mundo desistiu dos gramados para virar profissional de futebol no videogame

Wendell Lira se aposentou dos gramados seis meses depois de se tornar mundialmente conhecido com a conquista do Prêmio Puskás da Fifa, pelo gol mais bonito de 2015. Apesar de desiludido com o esporte, o ex-atacante seguirá jogando futebol – mas só de forma virtual. Nesta quinta-feira, em coletiva no Beira-Rio, em Porto Alegre, Lira anunciou oficialmente sua aposentadoria aos 27 anos e revelou que se dedicará a um canal de vídeos no YouTube em que dará dicas a jogadores de videogame.

Leia também:
Wendell Lira é recebido como herói em Goiânia 

Geninho, o técnico que descobriu Wendell Lira, celebra consagração tardia do atacante
Fama de ‘bichado’ perseguiu Wendell Lira antes do gol mais bonito de 2015

“Meu maior sonho como atleta era o de marcar meu nome na história do futebol e graças a Deus eu consegui. De uns meses para cá, eu não via mais perspectiva de futuro dentro do esporte. Quando recebi a proposta para criar um canal no YouTube, fiquei animado. Seria positivo para mim financeiramente e pessoalmente porque sempre fui apaixonado por vídeo game”, explicou Lira.

Além de lançar o canal de games na internet, Lira conta que pretende se tornar um jogador profissional de videogame. “Farei ‘gameplay’ e entrevistas com jogadores de futebol e de videogame. Também seguirei disputando campeonatos, como a classificatória online para o Mundial do fim do ano.”

O goiano já havia demonstrado sua habilidade no videogame justamente no dia da premiação da Bola de Ouro da Fifa, em Zurique. Na ocasião, antes da cerimônia, Lira desafiou o saudita Abdulaziz Alshehri, o campeão mundial de Fifa, e o surpreendeu com uma vitória por 6 a 1.

O ex-jogador explicou que a sequência de lesões prejudicou sua carreira e acelerou sua aposentadoria. “Todos os momentos da minha carreira como jogador foram especiais. Até as lesões que tive serviram para eu evoluir como pessoa. Sou o que sou hoje graças ao futebol.” No ano passado, ele venceu o Puskás graças a um gol que marcou pelo Goianésia, no Campeonato Goiano. Em janeiro, ele foi contratado pelo Vila Nova, mas foi dispensado quatro meses depois.