Clique e assine a partir de 8,90/mês

Vitória tira invencibilidade e goleia líder; Bahia vira com 3 de Souza

Por Da Redação - 5 fev 2012, 18h22

Diferentemente da final do Campeonato Baiano de 2011, quando o imbatível Bahia de Feira derrotou o Vitória e conquistou o Estadual pela primeira vez, neste domingo, pela sexta rodada da edição de 2012, o Leão da Barra se vingou e bateu o adversário por 4 a 0. Dessa forma, o atual campeão baiano sofre seu primeiro revés na temporada.

Dentro do estádio do Barradão, o Vitória não deu espaço para o Bahia de Feira jogar e já construiu o resultado positivo no primeiro tempo. Entretanto, a forte pressão só foi dar resultados aos 33 minutos, quando Dinei abriu o placar. Apenas dois minutos depois, Arthur Maia sofreu pênalti de Menezes e Neto Baiano aumentou a vantagem. Aos 48, Uellinton ainda marcou o terceiro do Rubro-negro baiano. No último minuto do segundo tempo, Arthur Maia recebeu assistência de Neto Baiano e finalizou a goleada.

Apesar da facilidade com que saíram, os gols vieram às custas de várias oportunidades perdidas no início da partida. A primeira foi por Neto Baiano, aos sete minutos, concluindo por cima do gol um lançamento de Mineiro. Pouco depois, o artilheiro do Vitória recebeu de Dinei e marcou o gol. Mas, como estava em posição de impedimento, teve o tento anulado.

O primeiro gol surgiu exatamente de um lançamento do útil Mineiro, que percebeu a movimentação de Dinei e deu a assistência para um belo gol do Vitória. Na saída de bola do Bahia de Feira, Arthur Maia fez o desarme e partiu sem marcação para ser derrubado apenas dentro da área por Menezes. Na cobrança de pênalti, mal marcado na concepção do técnico Arnaldo Lira, Neto Baiano aumentou o placar.

João Neto, principal jogador do Bahia de Feira, bem que tentou, mas não conseguiu levar o time para frente. O grande personagem do final do primeiro tempo foi Lúcio Flávio, que acabou cortando a marcação e fazendo o passe para Léo, que foi derrubado fora da área, aos 48. A cobrança do camisa 10 bateu na trave e a bola acabou sobrando para Uellinton, que não teve trabalho para marcar.

A tônica do segundo tempo para o Vitória foi administrar o resultado, controlando a pressão inicial do Bahia de Feira e mantendo o toque de bola no meio-campo, primeiro entre Lúcio Flávio, Dinei e Neto Baiano e no final do partida com Geovanni e Marquinhos. O tento que finalizou a goleada, no entanto, foi marcado por Arthur Maia após assistência de Neto Baiano, aos 46 do segundo tempo.

Itabuna 3 x 4 Bahia – O Esquadrão de Aço superou os problemas relativos à greve dos policiais militares da Bahia, que chegaram até mesmo a tentar impedir a entrada do ônibus da equipe no estádio Luís Viana Filho, em Itabuna, e também conseguiu superar a ausência do técnico Joel Santana com uma vitória por 4 a 3 sobre o Itabuna, três gols de Souza e um de Fabinho.

Sob o comando do interino Eduardo Souza, um dos grandes personagens da partida acabou sendo o substituto de Lomba, Omar, verdadeiro paredão na atuação convincente da equipe até a metade do primeiro tempo. Depois disso, no entanto, o Itabuna conseguiu fazer seu primeiro gol no Campeonato Baiano. Além de outros dois.

O primeiro do Bahia foi marcado por Fabinho, aos 36 do primeiro tempo, de cabeça. Na etapa final, aos sete minutos, o artilheiro Souza reapareceu para aumentar o placar. A jogada do gol foi bonita e teve origem com Morais, que passou para Lulinha. O garoto nem pensou e já despachou para Souza, que ‘brocou’, como gosta de dizer a torcida do Bahia.

Continua após a publicidade

O Itabuna reagiu no restante do segundo tempo, primeiro de pênalti, aos 17 minutos, depois aos 23, em jogada trabalhada e concluída por Hélder, de joelho. O Itabuna quase virou aos 25 minutos com o mesmo Hélder, mas acabou concretizando o feito no minuto seguinte, dos pés do inspirado atacante.

O gol do inesperado empate do Bahia veio aos 41 minutos do segundo tempo, novamente dos pés do artilheiro Souza. Aos 49, penúltimo minuto da etapa complementar, a estrela do Esquadrão brilhou e Souza anotou seu terceiro gol em cobrança de pênalti.

Confira todas as partidas da 6rodada do Campeonato Baiano:

17 horas – Vitória 4 x 0 Bahia de Feira

17 horas – Feirense x Juazeiro

17 horas – Serrano x Atlético

17 horas – Juazeirense x Camaçari

17 horas – Fluminense x Vitória da Conquista

17 horas – Itabuna 3 x 4 Bahia

Continua após a publicidade
Publicidade