Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Vasco prepara lista de dispensas para a próxima temporada

Por Da Redação 9 dez 2011, 15h01

Com o elenco valorizado após a grande temporada que realizou em 2011, o Vasco também terá uma verdadeira debandada de jogadores na próxima temporada. O técnico Ricardo Gomes, em parceria com o auxiliar Cristóvão Borges, já entregou aos dirigentes uma lista com os nomes dos atletas que não estão mais nos planos da comissão técnica e as dispensas poderão acontercer já nos próximos dias.

Porém, as saídas dos atletas só serão divulgadas quando estes forem comunicados. O primeiro caso foi o do lateral direito Irrazábal, que vinha sendo pouco aproveitado e perdeu espaço ao longo do Campeonato Brasileiro.

Irrazábal chegou a ser usado com frequência no ano passado, quando Paulo César Gusmão era o técnico do Cruz-maltino. Com a chegada de Ricardo Gomes, o lateral acabou sendo deixado de lado e não vai renovar contrato.

‘O Irrazábal já foi comunicado de maneira oficial pela diretoria que não vai ter o vínculo renovado com o Vasco’, afirmou o diretor de futebol do clube carioca, Rodrigo Caetano.

O lateral esquerdo Márcio Careca é outro que será informado nos próximos dias que está fora dos planos da comissão técnica. O curioso é que, recentemente, o atleta renovou seu vínculo até dezembro de 2012 e terá que ser envolvido em alguma negociação. O jogador foi perdendo espaço ao longo do segundo semestre, quando Julinho foi contratado do Avaí e passou a ser visto como reserva imediato do volante Jumar, que vem sendo improvisado com sucesso no setor.

Continua após a publicidade

Além disso, Felipe, que se tornou meia, é lateral esquerdo de origem e por diversas vezes atuou na posição. Com isso, o futuro de Márcio Careca poderá ser o Avaí, que teria manifestado interesse em sua contratação e deve fazer uma proposta oficial antes do início da pré-temporada do clube.

Outros atletas que também estão com suas situações no Vasco sendo analisadas são os atacantes Kim e Leandro. Ricardo Gomes abriu mão de contar com os dois jogadores, já que o Vasco vai comprar os direitos federativos de Bernardo junto ao Cruzeiro e, além dele, o Cruz-maltino conta com Éder Luís, Élton e Alecsandro.

A diretoria vascaína também estuda a chegada de algum reforço de peso para a posição, uma vez que a intenção dos dirigentes é montar um elenco forte para a disputa da Copa Libertadores do ano que vem. Com isso, Kim e Leandro ficariam sem espaço entre os titulares, o que contribui ainda mais para a dispensa de ambos.

Além de liberar alguns jogadores do elenco, o Vasco precisa dar um destino aos nomes que estavam emprestados e que têm os direitos federativos ligados ao clube. Caso não sejam negociados, essas peças se reapresentariam ao elenco em janeiro, inchando o grupo, algo que Ricardo e Cristóvão pretendem evitar. O meia Enrico, por exemplo, estava no Ceará, mas jamais conseguiu se firmar no clube nordestino e foi devolvido. Tal situação poderá acarreta na rescisão de seu contrato.

Também retornando de empréstimo e fora dos planos está o atacante Rafael Coelho, que jogo pelo Avaí neste Brasileiro. Com o rebaixamento para a Série B, o clube catarinense não renovou o empréstimo e o Vasco procura um novo destino.

O Náutico manifestou interesse e já abriu negociações com o atleta. Caso acertem as bases salariais, a diretoria vascaína não vai criar maiores problemas para emprestá-lo por mais um ano. Desse modo, a ideia seria manter o elenco fechado já para a pré-temporada, que acontece em janeiro de 2012.

Continua após a publicidade

Publicidade