Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Uefa multa Rússia em 120 mil euros por brigas de torcida

Por AE-AP

Varsóvia – A Uefa anunciou nesta quarta-feira que multará a Federação Russa de Futebol em 120 mil euros (cerca de R$ 310 mil) pelas brigas entre russos e poloneses, na última terça, antes e durante a partida entre as seleções destes países pela Eurocopa. Na ocasião, cerca de 24 pessoas ficaram feridas, e outras 184 foram detidas, quando torcedores se enfrentaram em Varsóvia.

Apesar do envolvimento de torcedores poloneses na briga, a federação do país não foi punida. Torcedores russos já haviam apresentado um histórico de indisciplina nesta Eurocopa, quando brigaram com funcionários do estádio após a partida contra a República Checa, na última sexta. Eles também já foram flagrados atirando fogos de artifícios na direção de rivais.

Além da multa, a seleção russa também pode ser penalizada no âmbito esportivo. Se torcedores do país forem flagrados novamente cometendo atos de indisciplina, a equipe perderá seis pontos na classificação das Eliminatórias para a próxima Eurocopa, que acontecerá em 2016, na França.

A confusão da última terça-feira começou quando cerca de cinco mil russos marcharam juntos ao estádio, celebrando o feriado de dia nacional do país. A manifestação foi tomada como provocação pelos poloneses, por conta dos confrontos históricos entre as nações na época em que a Rússia controlou a Polônia durante a Guerra Fria.