Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tranquilo na Liga, Barça enfrenta o Valencia em jogo chave do Espanhol

Madri, 16 fev (EFE).- A vitória por 3 a 1 sobre o Bayer Leverkusen na Alemanha deixou o Barcelona em excelente situação para se garantir nas quartas de final da Liga dos Campeões, mas no Campeonato Espanhol a diferença de dez pontos para o Real Madrid, líder do torneio, indica que o time catalão está longe do tetra nacional.

A distância para o título pode ficar ainda maior neste fim de semana, durante a 24ª rodada. Tanto Barça quanto Real jogarão como mandantes, mas a equipe madrilenha enfrentará no sábado o Racing Santander, que ocupa a zona de rebaixamento, enquanto no domingo Lionel Messi e companhia medirão forças com o Valencia, terceiro colocado.

A partida no estádio Santiago Bernabéu terá um espectador especial. O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, que se recupera de uma cirurgia no ombro direito, acompanhou os treinos de quarta e quinta-feira do Real e confirmou presença no duelo, afirmando que quer ver um gol de Cristiano Ronaldo.

‘Cristiano possui um jeito incrível de bater na bola. Seu posicionamento nas cobranças de falta, na frente da bola, é diferente do restante dos cobradores. Não sei como consegue. Ele fica muito próximo dela e cobra rápido, fazendo com que ela mude de trajetória e complique muito os goleiros adversários. É muito difícil conseguir isso’, considerou Rogério.

O técnico José Mourinho, outro que foi elogiado por Ceni, tem como dois desfalques certos o meio-campista Hamit Altintop, machucado, e o lateral Arbeloa, suspenso. O volante Lassana Diarra e o atacante Gonzalo Higuaín treinaram à parte, mas não deverão ser problemas.

Na tentativa de manter ou até diminuir a desvantagem, o Barcelona aposta no bom retrospecto dentro de casa no Espanhol. Até agora, a equipe só deixou escapar dois pontos, no empate sem gols com o Sevilla.

Outro fator favorável é a recente vitória sobre o Valencia no confronto de semifinais pela Copa do Rei, em dois jogos nos quais o goleiro brasileiro Diego Alves exigiu muito do ataque catalão.

Invicto e sem ter sofrido um gol sequer desde a chegada do técnico Diego Simeone, o Atlético de Madri já se colocou em sexto lugar, com 31 pontos.

O objetivo do time dos brasileiros Miranda, Filipe Luis, Paulo Assunção e Diego agora é deixar Espanyol e Levante para trás e se colocar entre os classificados para a próxima Liga dos Campeões. Para isso, será fundamental uma vitória na visita ao vice-lanterna Sporting Gijón no domingo.

Já o Villarreal conseguiu deixar a zona de rebaixamento ao derrotar o Granada por 3 a 1 no último domingo, saltando para a 14ª posição. No entanto, a diferença para o Racing, 18º, é de apenas três pontos.

O triunfo da última rodada marcou a volta ao time de Nilmar, depois que as negociações para a saída do atacante fracassaram. Ele deverá estar em campo novamente no domingo em Mallorca, onde o ‘Submarino Amarelo’ medirá forças com o time da casa.

Programação da 24ª rodada:.

Sábado (18/02).

Getafe – Espanyol.

Real Madrid – Racing Santander.

Sevilla – Osasuna.

Domingo (19/02).

Granada – Real Sociedad.

Athletic Bilbao – Málaga.

Sporting Gijón – Atlético de Madri.

Mallorca – Villarreal.

Levante – Rayo Vallecano.

Barcelona – Valencia.

Segunda-feira (20/02).

Zaragoza – Betis. EFE