Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tóquio-2020: jogos de beisebol serão na devastada Fukushima

Cidade afetada por acidente nuclear em 2011 receberá dois jogos das Olimpíadas no estádio de Azuma

A cidade japonesa de Fukushima irá sediar pelo menos uma partida de beisebol e uma de softbol durante a Olimpíada de Tóquio, em 2020, de acordo com Yoshiro Mori, presidente do comitê organizador do evento. Em março de 2011, o local foi devastado por um terremoto e um tsunami, responsáveis pelo pior acidente nuclear desde a tragédia de Chernobyl, em 1986.

O anúncio foi feito durante a reunião do conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Pyeongchang, na Coreia do Sul. A intenção da escolha é ajudar a região a se reerguer após o desastre, e segundo Mori, não existe maneira melhor para mostrar que o Japão se recuperou do ocorrido.

“São os Jogos de Tóquio, mas um jogo, provavelmente o jogo de abertura, será em Fukushima”, disse o presidente do comitê, por meio de um tradutor, acrescentando que o estádio de Azuma também irá sediar ao menos uma partida de softbol. Mori afirmou que a ideia foi elaborada em uma reunião entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês, em outubro.

A cidade ainda se ofereceu para arcar com as despesas de restauração e reformas para abrigar as partidas que serão realizadas no estádio.

(Com Reuters)