Clique e assine com até 92% de desconto

Stosur surprende, arrasa Serena e leva título do US Open

Por Da Redação 11 set 2011, 20h00

Por AE

Nova York – A australiana Samantha Stosur surpreendeu o favoritismo da norte-americana Serena Williams ao arrasar a rival na decisão deste domingo, em Nova York, e conquistar o título do US Open. A tenista fez história ao ganhar por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, para faturar o último Grand Slam do ano. Ela se tornou a primeira australiana a ganhar o US Open desde Margaret Court em 1973.

Foi o primeiro Grand Slam conquistado pela tenista da Austrália, que disputava pela segunda vez uma final de um dos quatro torneios mais importantes do circuito profissional – os outros três são o Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon. No ano passado, ela foi derrotada na decisão de Roland Garros.

Stosur também encerrou um jejum de conquistas de título uma tenista australiana em um Grand Slam que durava desde 1980, quando Evonne Goolagong Cawley foi campeã de Wimbledon.

Já Serena fracassou na tentativa de conquistar o seu quarto título do US Open, depois de ter retornado às quadras com sucesso em 2011, após ter ficado quase um ano afastada por causa de lesões e de uma embolia pulmonar.

Ex-número 1 do mundo, Serena era apontada como grande favorita diante de Stosur, até por jogar com o apoio do público, mas a australiana realizou uma partida irrepreensível para desbancar a norte-americana, campeã do US Open em 1999, 2002 e 2008.

Com 73% de aproveitamento dos pontos que disputou com o seu primeiro serviço, Stosur aproveitou cinco das nove chances que teve de quebrar o saque de Serena, que só converteu um de cinco break-points cedidos pela australiana. A tenista da Austrália também esteve bem no fundo de quadra, com apenas 12 erros não-forçados e 20 winners, diante de 25 erros e 19 bolas vencedoras da norte-americana.

No final do confronto, Serena ainda chegou a esboçar uma reação ao salvar dois match-points. No mesmo nono game do segundo set, porém, Stosur aproveitou a terceira bola do jogo que teve à disposição e liquidou a norte-americana e seu sonho do tetracampeonato em 2011.

Essa foi a terceira vitória de Stosur em sete jogos com Serena, que acumula quatro triunfos diante da mais nova campeã do US Open.

Continua após a publicidade
Publicidade