Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

STJD elimina o Rio Branco-AC da Série C do Brasileiro

Por AE

Rio – O Rio Branco-AC, líder do Grupo A com 16 pontos em oito jogos e dono de uma das melhores campanhas, foi excluído do Campeonato Brasileiro da Série C, nesta sexta-feira, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A decisão ainda cabe recurso no Tribunal Pleno do STJD. Com isso, o time está desclassificado e as duas vagas da chave ainda estão abertas.

Por maioria dos votos, o Tribunal decidiu também punir o clube, por infração ao artigo 191 incisos I, II, III, em multa de R$ 13.385,37 e punir em R$ 100, além da exclusão da Série C, por infração ao artigo 231, todos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Foram 2 votos a 1 a favor da exclusão do Rio Branco.

O Estrelão do Norte, como é conhecido o clube da capital do Acre, garantiu a sua classificação com uma vitória sobre o Paysandu-PA no último domingo, mas perdeu a vaga por ter acionado a Justiça Comum, infringindo o CBJD. O Rio Branco e a Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) acionaram a Justiça Comum contra a decisão da Procuradoria da Defesa do Consumidor do Estado do Acre que interditou a Arena da Floresta, sem esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva.

Sem o Rio Branco, que folga na última rodada, as duas vagas serão disputadas por Águia-PA, com 13 pontos, Paysandu, com 11. e Luverdense-MT, com 10. Na última rodada, no domingo, o Paysandu recebe o Araguaína-TO, lanterna com um ponto e já rebaixado para a Série D, enquanto que o Luverdense enfrenta, em Lucas do Rio Verde (MT), o Águia em um confronto direto. O time da casa precisa vencer para ficar com a vaga. O paraense joga pelo empate.