Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sporting e Bilbao se classificam na Liga Europa. PSG e Lazio adiam decisão.

O Sporting Lisboa e o Athletic Bilbao foram os grandes vencedores da segunda parte dos jogos da Liga Europa desta quinta-feira, garantindo classificação antecipada para as oitavas de final da competição e a ponta dos grupos D e F, respectivamente. Enquanto os portugueses bateram o Zurich dentro de casa por 2 a 0, os espanhóis venceram por 2 a 1 o Slovan Bratislava.

Os lisboetas tiveram a noite mais tranquila jogando no José Alvalade. Após muita pressão e pelo menos três chances claras de gol perdidas em dez minutos, os anfitriões abriram o placar. Schaars encontrou Van Wolfswinkel livre na entrada da área e o atacante bateu firme de esquerda para marcar.

Na segunda etapa, Bojinov, que já tinha desperdiçado uma oportunidade praticamente embaixo da trave, se redimiu e ampliou a vantagem. Capel fez boa jogada pela esquerda e levantou na cabeça do centrovante, que desviou sem chances para Leoni.

No País Basco, os donos da casa também abriram o marcador com 15 minutos de bola rolando. Susaeta entrou pela direita da zaga, limpou um marcador e cruzou. A zaga rebateu e, na sobra, De Marcos chegou batendo firme, sem chances para Putnock.Porém, aos 38 minutos, um susto. Sebo foi lançado no comando do ataque eslovaco e, aproveitando saída ruim de Iraizoz, só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes. Mas o sofrimento não durou até o final.

Aos 30 da etapa final, papéis invertidos. De Marcos chegou bem pela esquerda e cruzou na cabeça de Susaeta, que mandou colocado, sem muita força, mas fora do alcance de Putnock, selando o triunfo.

Nos jogos que completaram as chaves, a Lazio ficou no 0 a 0 com o Vaslui, pelo D, e agora, além de vencer o Sporting na última rodada, terá que torcer por um tropeço do Vaslui diante do Zurich.

No F, o Red Bull Salzburg fez valer o mando de casa e bateu o estrelado Paris Saint-Germain por 2 a 0, chegando a sete pontos e igualando o número dos franceses. Na última rodada, porém, o PSG precisa apenas ganhar do Bilbao, em casa, para garantir sua vaga.

Na chave E, tudo resolvido, e com direito a muita emoção. O Stoke City garantiu sua vaga e manteve a sua invencibilidade com um gol aos 36 do segundo tempo, marcado por Jones. Antes, no primeiro tempo, Upson havia marcado contra para o agora Dínamo de Kiev.E se na Inglaterra o jogo teve minutos finais movimentados, em Israel o final foi de tirar o fôlego. Após o Besiktas sair ganhando por 2 a 0, com gols de Quaresma e Toraman, o Maccabi Tel-Aviv empatou com Yeini e Logasi. Porém, aos 47 da etapa final, Quaresma voltou a anotar e decidiu a classificação turca.

Com nove pontos, dois atrás do Stoke, os alvinegros só poderiam ter a pontuação igualada pelo Dínamo, que tem seis. Porém, por terem três vitórias contra uma dos ucranianos, não podem mais ser ultrapassados.