Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Skov Olsen: a promessa de gols da Dinamarca que quase largou o futebol

Artilheiro do país nas Eliminatórias, jovem atacante é destaque do surpreendente Brugge e precisou de cirurgia de risco aos 14 anos para seguir no esporte

Por Klaus Richmond 22 nov 2022, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Skov Olsen: oito gols em 23 partidas pela seleção dinamarquesa -
    Olsen: oito gols em 23 partidas pela seleção dinamarquesa - (Maddie Meyer/Getty Images)

    Andreas Skov Olsen tinha só 14 anos quando sentou-se ao lado do pai, Thomas Olsen, em um consultório médico e ouviu que ‘talvez fosse a hora de parar com o futebol’. Dores no quadril o atormentavam e impediam de jogar. O único caminho era uma cirurgia para correção do problema, mas sem garantias de retorno. Olsen optou por tentar e, quase 18 meses depois, estava de volta aos campos. Oito anos após o episódio, o atacante é maior a esperança de gols da Dinamarca na Copa do Mundo do Catar.

    Publicidade

    A seleção europeia estreia nesta terça-feira, 22, às 10h (de Brasília), diante da Tunísia, em confronto que abre os duelos do Grupo D da competição, também composto por França e Austrália, que se enfrentam às 16h (de Brasília).

    Publicidade

    Aos 22 anos, ele é um dos destaques do Club Brugge, principal surpresa entre os 16 classificados às oitavas de final da Liga dos Campeões.

    Autor de oito gols em 21 partidas pelo clube belga na atual na temporada, além de cinco assistências, virou peça importante também para o seu país na reta final do ciclo para o Catar.

    Publicidade

    Terminou as Eliminatórias como artilheiro da Dinamarca, com cinco gols, ao lado do lateral-esquerdo Joakim Maehle, da Atalanta, ajudando a equipe a conseguir classificação direta ao Mundial em grupo ao lado de Escócia, Áustria, Israel, Ilhas Faroe e Moldávia.

    Continua após a publicidade

    Apesar do espaço conquistados só mais recente na seleção, Olsen precisou somente de 22 minutos em campo para marcar pela primeira vez pelo país um dos gols da goleada por 4 a 0 diante das Ilhas Faroe, em amistoso realizado em 7 de outubro de 2020. Ele ainda deu uma assistência para o gol marcado por Andreas Cornelius na mesma partida.

    Publicidade
    Atacante é destaque do Club Brugge na Liga dos Campeões -
    Atacante é destaque do Club Brugge na Liga dos Campeões – (Lars Ronbog/Getty Images)

    Mesmo assim, perdeu espaço e foi reserva pouco utilizado na heroica campanha que levou a Dinamarca entre as quatro melhores seleções da Eurocopa, em 2021, marcada pela parada cardíaca sofrida pelo meia Christian Eriksen durante uma partida. A recuperação chegou logo após o término da competição, quando ganhou a titularidade.

    Na atual edição da Liga das Nações, manteve o desempenho sendo titular em cinco das seis partidas e balançando as redes duas vezes, uma delas diante da França, atual campeã mundial.

    Publicidade

    Canhoto e com 1,87 m, o jogador nasceu em Hillerod e foi revelado pelo Nordsjaelland, pequeno clube do país. A notoriedade chegou na temporada seguinte, a de 2018/19, quando marcou 27 gols em 44 partidas pelo clube.

    Continua após a publicidade

    Em 2019, ao final da segunda temporada como profissional, foi comprado pelo Bologna, da Itália, por 6 milhões de euros. No novo clube, as duas temporadas de pouco brilho e apenas dois gols em 45 jogos são justificadas por uma insistente opção do técnico Sinisa Mihajlovic em escalá-lo como ala.

    Publicidade

    “Sua velocidade, o um contra um e seu pé esquerdo são suas melhores características”, disse Henrik Clausen, ex-técnico nas seleções de base da Dinamarca à First Time Finish.

    Skov Olsen: a promessa de gols da Dinamarca que quase largou o futebol
    Kasper Hjulmand, o mentor de Olsen – @dbuendelafnogetstorre/Facebook ()

    Acabou vendido ao Brugge por 7 milhões de euros, onde iniciou a retomada pessoal. Na seleção, o prodígio foi ajudado pela relação próxima com Kasper Hjulmand, seu ex-treinador no Nordsjaelland, e, desde 2020, no comando da seleção. A maturidade tática adquirida na Itália também elevou o nível de seu futebol.

    Agora no Catar, em sua primeira Copa, ele terá o maior desafio da carreira pela frente. A inspiração pode vir de Jon Dahl Tomasson, artilheiro que desabrochou mundialmente, justamente, na Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, marcando quatro gols e acertando com o Milan ao final da competição.

    Continua após a publicidade

    Feito esse bem possível para quem já venceu obstáculos maiores.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.