Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção feminina inicia Grand Prix 2012 na República Dominicana

Maior vencedora da história da competição, a Seleção Brasileira feminina de vôlei inicia na República Dominicana sua trajetória em busca do nono título do Grand Prix. Entre 8 e 10 de junho, a equipe comandada por José Roberto Guimarães enfrentará as donas da casa, além de Estados Unidos e Quênia ou Taiwan (a última vaga ainda será conhecida), foramando o grupo B do torneio.

No fim de semana seguinte, de 15 a 17 de junho, o Brasil volta a encarar a República Dominicana e os Estados Unidos, e enfrenta também a Itália, em cidade ainda a ser definida. Depois, na outra rodada, a equipe viaja para a China, onde encarará a seleção local, além de Cuba e Porto Rico.

No total, são 16 países na disputa da 20edição do torneio, as cinco mais bem ranqueadas durante as três semanas vão se juntar às chinesas para a fase final, que será disputada em Ningbo, China, na semana seguinte, de 29 de junho a 1de julho). As equipes finalistas serão divididas em dois grupos de três. As duas mais bem classificadas dentro de cada grupo fazem as semifinais.

Na última edição do Grand Prix, o título ficou com os Estados Unidos, que venceram o Brasil na decisão por 3 sets a 0. A medalha de bronze foi para a Sérvia.