Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção feminina de handebol é convocada para o Pan

Por AE

São Paulo – O técnico da seleção brasileira feminina de handebol, o dinamarquês Morten Soubak, anunciou nesta segunda-feira a lista final de convocadas para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, torneio que dará à medalhista de ouro uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. Como esperado, a base da equipe é o Hypo, time da Áustria, com quem a Confederação Brasileira de Handebol formou parceria recentemente para que as brasileiras ganhem experiência jogando juntas na Europa.

Durante a última semana, a seleção brasileira se reuniu na Áustria, exatamente no Hypo, e jogou contra grandes equipes europeias, como Gyor e Szekszard (da Hungria) e a seleção da Eslováquia. Só então foram definidas 15 convocadas e as quatro atletas que foram cortadas em relação à primeira lista, divulgada no início do mês.

“Foram testes fundamentais para definir o time que vai ao Pan. Um dos objetivos foi montar um elenco com um perfil que alia experiência à juventude”, destacou Morten, que tem na goleira Chana a atleta mais experiente do grupo. Ela vai em busca do seu terceiro ouro pan-americano (foi campeã em Winningeg, em 199, e no Rio, em 2007).

Mostrando um novo momento do handebol brasileiro, apenas duas das convocadas atuam em clubes do País (a ponteira Jéssica, do Blumenal, Moniki, da Metodista). As restantes jogam todas na Europa, sendo a maioria delas (oito) no Hypo.

A seleção embarca no dia 10 de outubro para o México.

Lista das convocadas:

Goleiras: Chana (Randers, da Dinamarca) e Babi (Hypo, da Áustria);

Pontas-direita – Alexandra (Hypo) e Jéssica (Blumenau);

Pontas-esquerda: Fernanda (Hypo) e Samira (Hypo);

Centrais: Mayara (Mios Bigamos, da França) e Ana Paula (Hypo);

Armadoras-direita: Francine (Hypo) e Deonise (Itxaco, da Espanha);

Armadoras-esquerda: Duda Amorim (Gyor, da Hungria), Sílvia Helena (Hypo) e Moniki (Metodista);

Pivôs: Dani Piedade (Hypo) e Dara (Bera-Bera, da Espanha).