Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção de basquete terá novo técnico no Sul-Americano

Por AE

São Paulo – A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta segunda-feira a contratação do técnico Gustavo De Conti para comandar a seleção masculina no Campeonato Sul-Americano, de 15 a 22 de junho desde ano, na Argentina. O treinador, que atualmente comanda o Paulistano, tem apenas 32 anos e é apontado como o grande nome da nova geração.

A escolha por De Conti para o Sul-Americano foi uma recomendação de Rubén Magnano, técnico da seleção olímpica, como descreve a CBB. O jovem treinador já teve passagens como assistente de seleções de base. “Ele foi muito bem avaliado pela CBB e não por mim. Faz um ótimo trabalho na equipe que dirige, tem um potencial muito grande como treinador e será muito bom contar com ele na equipe de técnicos da CBB”, elogiou Magnano.

De acordo com a CBB, De Conti vem se reunindo sistematicamente com o técnico Rubén Magnano e o diretor de seleções da CBB, Vanderlei Mazzuchini, para definir a sua comissão técnica e também a lista de convocados, que deve ser anunciada nos próximos dias. Ele garante que terá total liberdade nas escolhas.

“Tenho me reunido com o Magnano e o Vanderlei conversado muito sobre nomes. Nosso objetivo é conseguir a vaga para a Copa América, mas o Brasil vai para a Argentina para brigar pelo título. Além disso, é uma equipe que começa a trabalhar um pouco antes do grupo que será chamado para as Olimpíadas de Londres”, explicou De Conti, que tem a missão de deixar o Brasil entre os quatro primeiros colocados do Sul-Americano para, assim, garantir uma vaga na Copa América, competição que, por sua vez, é seletiva para o Mundial.

Gustavo De Conti foi formado jogador nas categorias de base do Paulistano. Era armador do time que tinha como estrela o pivô Rafael “Baby” Araújo, ex-NBA. Parou de jogar cedo e logo foi convidado a ser técnico nas categorias de base. Foi depois assistente de José Neto e João Marcelo Leite, no adulto, até que recebeu o convite para ser o treinador principal da equipe do Paulistano, em 2009.

“Devo muito ao Paulistano que me deu as oportunidades, e aos jogadores e as comissões técnicas que trabalharam comigo e que me ajudaram com os resultados”, diz De Conti. Apesar da minha idade, me considero um técnico preparado para assumir o cargo. porque só trabalhei com bons técnicos no Paulistano e nas seleções que estive. O Paulistano me deu todas as condições de fazer cursos, clínicas e me preparar para esse momento. Isso tudo é fruto de um trabalho”, afirmou.

O treinador já definiu que a seleção treinará para o Sul-Americano entre 20 de maio a 15 junho, o que coincidirá com a reta final do NBB. A decisão do torneio, agora em jogo único, está programada para o dia 10 de junho.