Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção brasileira de rúgbi vai passar a ser conhecida como ‘Os Tupis’

Brasília, 5 mar (EFE).- A seleção brasileira de rúgbi será conhecida a partir de agora como ‘Os Tupis’, em referência à etnia indígena do país, segundo anunciado nesta segunda-feira pela confederação nacional dessa modalidade ao divulgar resultado de uma enquete realizada pela internet.

A decisão de realizar essa escolha foi feita para seguir o modelo de muitas seleções do rúgbi mundial que são conhecidas por apelidos, como os ‘All Blacks’ neozelandeses, os ‘Pumas’ argentinos, os ‘Wallabies’ australianos e os ‘Springboks’ sul-africanos.

O emblema será o rosto de um índio tupi e será incorporado à camisa da seleção em maio, junto ao escudo da Confederação Brasileira de Rúgbi.

Além do índio tupi, que obteve um 47,16% dos votos registrados no site da confederação, também foram propostos os apelidos ‘sucuri’ e ‘araras’.

‘Ter um símbolo próprio dará um toque mais afetuoso à seleção, que poderá ser chamada e conhecida por um apelido e assim terá uma relação diferente com a torcida e os próprios jogadores’, declarou o diretor de marketing da entidade, Carlos Eduardo Davoli.

No Brasil, o rúgbi não está entre os esportes mais populares, mas a inclusão da modalidade de sete jogadores nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, já começa a levar muitos jovens a trocar a bola de futebol pela oval.

No país, estão registrados 123 clubes e praticam o esporte cerca 9 mil jogadores, dos quais aproximadamente 1,8 mil são menores de 19 anos. EFE