Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Noruega conquista Mundial de handebol feminino em São Paulo

São Paulo, 18 dez (EFE).- A seleção feminina da Noruega se tornou neste domingo campeã mundial de handebol ao vencer a França por 32 a 24 na final disputada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

As norueguesas conquistaram seu segundo título do Mundial, 12 anos depois de terem vencido a competição como anfitriãs. A equipe também obteve o ouro olímpico em 2008, em Pequim, e levou a melhor nos últimos quatro europeus.

Melhor na partida inteira, a Noruega esteve sempre em vantagem e fecharam o primeiro tempo abrindo seis gols de frente (19 a 13), e chegaram a ampliar para oito nos primeiros minutos depois do intervalo.

As francesas só conseguiram encurtar a distância no placar durante uma exclusão de uma adversária, mas falharam algumas vezes nos arremessos de sete metros, graças à boa atuação da goleira Kari Grimsbo.

A Noruega se transformou na terceira maior vencedora em Mundiais, atrás da Rússia, que acumula sete títulos, quatro na época da extinta URSS, e da Alemanha, que conquistou quatro vezes o troféu da competição.

No duelo pelo bronze, a Espanha bateu a Dinamarca por 24 a 18, enquanto o Brasil terminou o Mundial na quinta posição ao derrotar a Rússia por 36 a 20. EFE