Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

NFL descobre esquema de incentivo a lesão em rivais

Por AE

New Orleans – A NFL, a liga profissional de futebol americano, anunciou nesta sexta-feira que de 22 a 27 jogadores de defesa do New Orleans Saints, uma das franquias da liga, mantiveram por três anos um esquema de compensação para incentivar tais atletas a machucarem rivais. O esquema era comandado por Gregg Williams, coordenador defensivo do time.

De acordo com a NFL, o esquema compreendia também prêmios por desempenho, com valores definidos para cada interceptação ou roubo de bola, o que a liga também proíbe. Mas o maior problema era mesmo o pagamento para quem machucasse um rival ou simplesmente o tirasse de campo. O financiamento era feito pelos próprios jogadores.

As investigações mostraram que tirar de campo um atleta rival valia um bônus de US$ 1 mil para os atletas defensivos do Saints. Já se o adversário se machucasse o valor chegava a US$ 1,5 mil. Os prêmios podiam até triplicar em jogos de maior importância, como nos playoffs. De acordo com a NFL, o auge do esquema foi em 2009, exatamente quanto do Saints venceu o Super Bowl e foi campeão.

“É nossa responsabilidade proteger a segurança dos jogadores e integração do nosso jogo e esse tipo de conduta não será tolerada”, disse o comissário da NFL, Roger Goodell, através de um comunicado oficial publicado no site da liga nesta sexta-feira.

A NFL afirma que o dono da franquia, Tom Benson, tinha conhecimento do esquema e tentou impedi-lo, mas não conseguiu. A liga vai punir o Saints com multas e retiradas de escolhas no draft.