Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nadal derrota Roddik de virada no ATP Finals

Em busca do primeiro título no ATP Finals, o espanhol Rafael Nadal teve dificuldades em sua estreia na competição, nesta segunda-feira, em Londres. Após perder o primeiro set para o norte-americano Andy Roddick, o líder do ranking buscou a reação e ganhou de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5) e 6/4.

A vitória por 2 sets a 1 deixou o espanhol na segunda colocação do Grupo A, que é liderado pelo sérvio Novak Djokovic, após tranquila vitória sobre o checo Tomas Berdych por duplo 6/3. Agora, Nadal encara Djokovic na próxima rodada e tenta tomar a primeira colocação do adversário.

Para obter o seu sexto triunfo em nove partidas diante de Roddick, o número 1 do mundo precisou ter paciência para controlar o potente saque do adversário. O norte-americano terminou com 18 aces – o triplo de Nadal – e aproveitamento de 86% de pontos conquistados com o primeiro serviço. Quando precisou do segundo serviço, venceu apenas 46%.

Atacando o segundo serviço do norte-americano, Nadal teve mais calma no tie-break do segundo set, decisivo para o confronto. Mais confiante, ele confirmou o favoritismo no terceiro set.

Apesar da vitoriosa carreira, Nadal ainda busca uma campanha convincente no Finals, torneio que nunca chegou em uma decisão. Sua melhor participação foi em 2006 e 2007, quando parou nas semifinais.

A competição reúne, anualmente, os oito melhores tenistas da temporada.

(Com Agência Estado)