Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Na Romênia, Atlético de Madri e Bilbao decidem título da Liga Europa

A cidade de Bucareste parou nas últimas semanas para receber, nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), o único jogo da final da Liga Europa, a segunda competição de clubes mais importante do continente. Os adversários vieram da Espanha, duelam no estádio Nacional da Romênia e contam com treinadores argentinos: o Athletic de Bilbao de ‘El Loco’ Bielsa e o Atlético de Madri, do iniciante Diego Simeon

Enquanto o time madrilenho eliminou nas semifinais o também espanhol Valencia sem maiores problemas, fazendo 4 a 2 em casa e 1 a 0 como visitante, o Bilbao, que conseguiu o feito de eliminar o Manchester United nas oitavas, teve problemas para passar pelos portugueses do Sporting, ganhando por 3 a 1 em casa, depois de ter perdido por 2 a 1 em Lisboa.

Em 2010, o Atlético de Madri venceu o Fulham por 2 a 1 na decisão da Liga Europa, conquistando seu único título na história deste torneio. Já o Athletic Bilbao foi finalista apenas uma vez, mas foi derrotado pela Juventus na temporada 1976-1977. O time italiano ganhou por 1 a 0 em casa e perdeu por 2 a 1 na Espanha, sendo campeão por conta do gol anotado como visitante.O confronto desta quarta-feira vai reunir dois treinadores argentinos, Marcelo Bielsa, do Bilbao, e Diego Simeone, do Atlético de Madri, que é só elogios para o rival. ‘O Bilbao tem uma equipe que joga com grande intensidade, de maneira direta e sempre em busca do ataque. Isso pode ser perigoso para o nosso time. Mas o Atlético de Madrid conhece muito bem como se comportar dentro de campo e estou confiante, pois meu grupo sabe que ganhar é sempre fantástico’, disse Simeone.

Bielsa também respeita o rival: ‘O Atlético de Madri tem um talento latino, aliado a uma forte marcação. Tem tudo para ser um rival muito complicado de ser batido. Vamos em busca de uma vitória, mas cientes dos problemas que encontraremos’.

Para este compromisso, o Bilbao vai manter a base que vem atuando, enquanto o Atlético de Madri tem um desfalque importante. O volante português Tiago cumpre suspensão por ter sido expulso na semifinal. Gabi deve ser o substituto.

O atacante colombiano Falcao Garcia, principal reforço da equipe para a temporada, quer que os torcedores do Atlético preparem a festa na Fonte de Netuno, em Madri, onde costuma comemorar os títulos. O jogador, pessoalmente, busca seu bicampeonato – em 2010/2011, foi campeão e artilheiro pelo Porto. ‘Foi um caminho duro, porque passamos por momentos difíceis, mas a equipe soube reagir e hoje estamos na final. É uma honra e um orgulho poder estar aqui. A final era um dos objetivos da temporada, mas agora falta o mais importante: ganhar. A minha obsessão é levar a torcida para Netuno’.

O título pode salvar a temporada do time dos brasileiros Diego e Miranda, que amarga a quinta posição do Campeonato Espanhol com 53 pontos, fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa. O Bilbao, que é o nono colocado com 49 pontos, ainda poderá conquistar a Copa do Rei, pois vai decidir o título deste torneio com o Barcelona no dia 25 de maio.Caso a partida termine empatada ao fim dos 90 minutos, será disputada uma prorrogação de trinta minutos. Persistindo a igualdade, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO DE MADRI-ESP X ATHLETIC BILBAO-ESP

Local: Estádio National Arena, em Bucareste (Romênia)

Data: 9 de maio de 2012 (quarta-feira)

Horário: 15h45 (de Brasília)

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)

ATLÉTICO DE MADRI: Thibaut Courtois, Arda Turan, Diego Godín, Miranda e Filipe Luis; Mario Suárez, Gabi, Adrián López e Diego; Juanfran e Falcao García

Técnico: Diego Simeone

ATHLETIC BILBAO: Gorka Iraizoz, Jon Aurtenetxe, Fernando Amorebieta e Andoni Iraola; Ander Herrera, Ander Iturraspe, Javi Martínez e Iker Muniain; Markel Susaeta, Fernando Llorente e Ibai Gómez

Técnico: Marcelo Bielsa